Tempo fecha e Brest Atlantiques tem atraso na largada

A direção da Brest Atlantiques decidiu adiar a largada da regata envolvendo os Ultim’s neste domingo (3) pelos fortes ventos de 50 nós na região da Bretanha, na França.

A regata com os multicascos voadores parte agora na terça-feira (5) de Brest com destino a Rio de Janeiro (RJ) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Os veleiros Maxi Edmond de Rothschild, Actual Leader, Macif e Sodebo Ultim 3 terão que esperar alguns dias para poderem navegar nas 22.000 milhas.

“Estamos em um padrão climático bastante clássico para a temporada, com o que chamamos de circulação progressiva e muitas depressões no Atlântico Norte, que estão varrendo a Europa com graus variados de intensidade”.

”O que está chegando neste fim de semana é muito profundo, com ventos de SW’ly girando em torno do WNW de 50 nós e mares pesados com ondas de 8 a 10 metros de altura”, disse Marcel Van Triest, especialista em clima da equipe Gitana à Sail World.

É a primeira grande depressão que a Europa sofreu neste outono e sua trajetória tem particular influência nas Brest Atlantiques.

“Não houve debate, seria impossível velejar no domingo em termos de segurança dos homens e das máquinas”, insistiu Charles Caudrelier, campeão da Ocean Race e Transat Jacques Vabre, novo integrante do Edmond de Rotschild.