Volvo Penta Desenvolve Motores Elétricos para Embarcações

Gotemburgo, Suécia.
Recentemente a Volvo Penta apresentou aos mais renomados veículos da imprensa especializada mundial o protótipo em que está testando a sua versão de propulsão puramente elétrica acoplado aos seus sistemas de transmissão IPS.
Como um dos líderes mundiais no fornecimento de ônibus elétricos, a utilização de seus motores elétricos e baterias também em barcos, significa mais um passo em direção a um planeta mais limpo.
O maior desafio do sistema está no fornecimento da energia às baterias, já que ainda não se dispõe de acumuladores com densidade energética a custo e peso razoável para permitir longos percursos.
Através de uma parceria firmada com o projeto ElectricCity, inicialmente o sistema deverá ser utilizado em operação de balsas em travessias curtas, com recarga rápida durante as paradas. E está previsto para entrar em operação comercial em 2020.
A cidade de Gotemburgo, sede mundial da empresa, onde fica também o seu centro de testes, por estar distribuída em um arquipélago possui grande potencial para embarcações com esse tipo de propulsão.
Esperamos em breve poder estar a bordo de um Ferry com motor puramente elétrico, para trazer as impressões aos nossos leitores.