2022 Semana Internacional de Vela de Ilhabela, YCI / © Matias Capizzano

Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem novo Aviso de Regata

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorrerá de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), anunciou as classes convidadas para o evento no início de abril, por meio do seu Aviso de Regata.

Esta celebração da vela, uma das maiores do mundo, reunirá uma variedade de classes, incluindo ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser (anteriormente conhecida como Bico de Proa), com a expectativa de receber mais de 100 veleiros de todo o Brasil e países vizinhos.

O evento seguirá as regras da World Sailing – Federação Internacional de Vela e será organizado pelo Yacht Club Ilhabela, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

O Aviso de Regata, um documento vital para os participantes, detalha informações como datas, horários, procedimentos de inscrição, percursos, regras de competição e penalidades. Você pode baixá-lo clicando neste link: https://tinyurl.com/3uyrmxuu

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é conhecida por sua atmosfera calorosa, reunindo velejadores de todas as idades e níveis de experiência.

Este ano, além das classes tradicionais, o evento convidou barcos da regra VPRS, ampliando sua diversidade. Também destaca-se a presença dos veleiros Clássicos, modelos de 1979 em diante, e equipes de alta performance na ORC e na classe C30.

“Este evento é único não apenas pela competição esportiva, mas também pelo ambiente acolhedor que proporciona. É um ponto de encontro para velejadores de todas as idades, onde histórias são compartilhadas e amizades são fortalecidas”, diz Cuca Sodré, organizador técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

A competição será dividida por divisões, com a pontuação considerando a colocação dentro de cada divisão. O campeonato será válido após duas regatas disputadas, com até 12 regatas para a classe C30 e dez para as demais categorias. A equipe vencedora será aquela com o menor número de pontos perdidos.

A programação inclui a Regata Vela do Amanhã, que reúne crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos, e o tradicional Desfile dos Barcos da SIVI. As regatas principais começam com a largada oficial da regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, seguida por outras emocionantes competições ao longo da semana.

Além das regatas, o evento oferece momentos de confraternização, como a canoa de cerveja, e homenageia veleiros históricos, como o MorgaZecK, que será o barco homenageado nesta edição.

As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão abertas em breve. Para mais informações, entre em contato com o Yacht Club Ilhabela ou visite o site oficial do evento.