Família Scheidt domina Brasileiro de ILCA no YCSA

O Campeonato Brasileiro de ILCA 2024 terminou neste neste sábado (17) no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP).

Mais de 160 atletas de várias idades participaram da 50ª edição do evento, que teve como grande campeão Robert Scheidt. O filho Erick foi o vencedor na ILCA 4 e a esposa Gintare Scheidt ficou em primeiro no ILCA 6 feminino.

A competição, que teve apoio da CBVela e do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, contou com representantes de 11 estados: Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Foram disputadas dez regatas desde o início da semana e o maior medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, que defende as cores do YCSA, levou a competição de ILCA 7 com apenas 11 pontos, sendo oito vitórias ao todo. Os gaúchos Philipp Grochtmann (VDS) com 29 pontos e Erick Carpes (VDS) com 49 pontos completaram o pódio. 

Domínio de ponta a ponta do atleta brasileiro, que não velejava na Guarapiranga havia cinco anos. Sua última regata de Laser foi em Tóquio 2020, na sua despedida olímpica. ”Eu não sabia se iria competir ou não, estava meio em dúvida. Mas o meu filho Erik e minha esposa Gintare vieram e conseguiram o título brasileiro na ILCA, meio que me tiraram da aposentadoria”, brincou o paulista multicampeão olímpico e 13 vezes campeão brasileiro.

”Velejei em um nível legal, foi um grande prazer. Fazia uns cinco anos que não competia aqui e de Laser mais ainda. Me fez lembrar muito meu início de carreira na Guarapiranga”.

No píer do YCSA – Yacht Club Santo Amaro, Gintare Scheidt comemorou o resultado ao lado da família. Medalhista olímpica, a esposa de Robert Scheidt, que é lituana, representou o Bangputys, e ficou em segundo no geral doi ILCA 6 contando masculino também. O título geral ficou com o gaúcho Pedro Rosa (CDJ) e o bronze com o conterrâneo Francisco dal Ri (CDJ). 

Ainda tímido para entrevistas, Erik Scheidt não escondeu sua felicidade ao acabar a última das regatas no YCSA. O jovem de 15 anos disse ter sido um orgulho correr ao lado dos pais em São Paulo (SP). No mês passado, ele e Robert disputaram juntos o Brasileiro de Snipe no Rio de Janeiro. 

”Foi a jornada do herói. As vezes dava errado em campeonatos, mas agora, com cabeça fria, deu tudo certo e finalmente fui campeão brasileiro. Deu tudo certo”, contou Pedro Rosa, que levou ILCA 6.

O YCSA recebeu, além dos atletas de ILCA, uma clínica para a nova geração. Crianças de 7 a 15 anos participam de atividades nos barcos da Op, que são de introdução à vela. O clube oferece as atividades aos fins de semana, feriados e nas férias escolares.

”Receber um campeonato desse com quase 170 barcos é um orgulho para o YCSA. Comemoramos também a volta de Robert Scheidt à Represa do Guarapiranga, um atleta que foi criado aqui e representa as nossas cores mundo afora. Outro fator importante é a renovação da vela com a clínica de Optimist. Essas crianças se motivam vendo seus ídolos e a raia cheia”, disse Fábio Bodra, comodoro do YCSA, anfitrião.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável e elegância de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.