50 Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2023. Yacht Club Ilhabela, Brasil / © Matias Capizzano.

Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Baixe o Aviso de Regata

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmada para acontecer de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela.

O evento de oceano contará com diversas classes de veleiros, incluindo ORC, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, que agora é conhecida como Bico de Proa.

Mais de 100 veleiros do Brasil e de países vizinhos são esperados para participar.

A competição começará com a Regata Vela do Amanhã no sábado, 20 de julho, que envolverá crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos, seguida por uma reunião de comandantes para explicar as regras do campeonato.

O tradicional Desfile dos Barcos da SIVI acontecerá no Píer da Vila às 11h do domingo, 21 de julho.

Em seguida, a regata Alcatrazes por Boreste, organizada pela Marinha do Brasil, terá sua largada oficial para as equipes da ORC, BRA-RGS A e B. Ao mesmo tempo, os veleiros da C30, RGS Cruiser, Clássicos e RGS C partirão para a ilha de Toque Toque por Boreste.

”A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um dos principais eventos esportivos do país. Anualmente, a ilha recebe mais de 100 barcos e o número de participantes ultrapassa 700”, disse o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Demian Pons, que destacou a presença de atletas olímpicos, velejadores profissionais e amadores, tornando a SIVI um grande encontro anual da modalidade.

A programação incluirá a Regata Mitsubishi – Eduardo de Souza Ramos e o Campeonato por Equipes com trio de ORC, Clássicos e BRA-RGS, cujo vencedor receberá o Troféu Penduick.

Todos os detalhes do evento, incluindo regras gerais, locais para atracação de barcos e horários de funcionamento, serão fornecidos no Aviso de Regata. As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão abertas em breve.

O barco homenageado nesta edição será o MorgaZecK, dos comandantes Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes, um Swan 48 fabricado em 1974 que compete na classe Clássicos.

Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas, destacou a diversão proporcionada pelas regatas, que envolvem diferentes tipos de barcos, desde os mais modernos até os que preservam o espírito esportivo e a tradição. ”Velejar em Ilhabela é sempre uma experiência única, utilizando as raias do Canal de São Sebastião e explorando as diversas ilhas da região”.

Em 2023, o gaúcho Crioula foi o campeão geral, repetindo o feito de 2022 com seu TP52. O vencedor geral do BRA-RGS e dos Clássicos foi o Madrugada, enquanto na RGS A o vencedor foi o Pangea Speed Max Racing.

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club Ilhabela (YCI), com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

BAIXE O AVISO DE REGATA

Foto: Matias Capizzano