Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada levam o tetra da Bacardi Cup

No último sábado (11), o proeiro Bruno Prada e o velejador polonês Mateusz Kusznierewicz garantiram mais uma medalha para o Brasil em competições internacionais. A dupla conquistou o tetracampeonato da Bacardi Cup Invitational Regatta, em Miami, nos Estados Unidos, fazendo história ao se tornar a primeira equipe a vencer o campeonato por quatro vezes seguidas em 96 anos.

Com 15 pontos perdidos em seis regatas, a dupla superou Eivind Melleby e Mark Strube (NOR/EUA) com 21 pontos perdidos e Eric Doyle e Payson Infelise (EUA) com 26 pontos perdidos. A competição contou com a presença de 73 barcos da classe Star.

“Foi difícil ter nossas mentes focadas na regata, mas conseguimos administrar todas essas adversidades externas e ainda assim estamos super felizes”, disse Bruno Prada em entrevista após a vitória.

“A regata do último dia foi incrível! Tivemos um desempenho praticamente perfeito e ganhamos o quarto título. Em 96 anos, somos os primeiros a ganhar quatro campeonatos seguidos e isso é uma felicidade enorme. Estou muito cansado, as disputas foram muito físicas e foquei todas minhas forças no campeonato. Muito grato por garantir meu nome mais uma vez na história do troféu e da vela”, completou o velejador.

Mateusz Kusznierewicz também comentou a vitória da dupla. “Foi a vitória mais difícil das quatro. O nível da competição foi muito alto e as cinco melhores equipes estavam navegando de forma brilhante. Eles colocaram suas estratégias e táticas muito bem. Desta vez tivemos que lutar até o fim, mas eu gostei”, disse o polonês.

Além da dupla campeã, outras duplas brasileiras participaram da competição, incluindo Admar Gonzaga Neto e Ronald Seifert (25º lugar), Fábio Prada e Arthur Lopes (42º lugar), e Fabiano Vivacqua e Massimo Canali (69º lugar). Samuel Gonçalves participou como proeiro do norte-americano John MacCausland, terminando em 10º lugar, e Pedro Trouche competiu ao lado do velejador dos EUA Jack Jennings, ficando em 13º lugar.

A próxima edição da Bacardi Cup Invitational Regatta será realizada de 3 a 9 de março de 2024, nos Estados Unidos.