Regata Volta a Ilhabela (Aline Bassi | Balaio)

Barco de Santos comemora Fita-Azul da Volta a Ilhabela

O barco Inaê Soto Amstel Ultra foi o Fita-Azul da regata Volta à Ilha, prova disputada neste sábado (26), em Ilhabela (SP). O evento fez parte da abertura da quarta etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela. O percurso foi de quase 60 milhas, aproximadamente 100 quilômetros e contou com 27 veleiros.

O veleiro Soto 40 comandado por Bayard Neto fez a regata em 15 horas, 20 minutos e 26 segundos. A largada ocorreu às 12h10 do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e o time Amstel Ultra cruzou a linha de chegada às 3h30 da madrugada.

O prêmio Fita-Azul é dado ao primeiro barco a completar uma regata de longo percurso, independentemente de seu tamanho ou classe. Para Bayard Neto, comandante do Inaê Soto Amstel Ultra, a Volta a Ilha foi o melhor resultado da equipe a bordo do novo veleiro. ”Uma regata dura, com 15 horas. Uma tripulação reduzida a oito. Foi meio punk, mas valeu a pena. O pessoal se divertiu!”

O veleiro Inaê Amstel Ultra largou com vento sul, fazendo um percurso deixando Ilhabela sempre por boreste. A Volta à Ilha começou na Ponta das Canas e terminou na Ponta da Sela. ”Foi uma regata duríssima porque o vento oscilava, intensidade muito fraca e a gente fez a opção de ir por terra. Aí é fatal encontrar muitos buracos de ventos e tem que negociar”. 

”A galera que foi lá por fora e, aparentemente, pegaria mais vento. A gente já tinha dado como perdida essa regata. Mas, na madrugada, quando chegou na Ponta do Boi, começou uma nova regata e ali a gente conseguiu emendar uma rajadinha na outra, apesar do vento fraco”, revelou o comandante Bayard Neto. 

No tempo corrigido, o Inaê Amstel Ultra foi o sexto colocado. O vencedor foi o Jazz, seguido por Rudá e Lucky Alforria. A equipe volta às regatas da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela no próximo fim de semana para fechar o calendário de 2022 da modalidade.