Clínica de Snipe (@cbvelaoficial)

CBVela realiza clínica para fomentar participação feminina no esporte

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) busca fortalecer a participação feminina na modalidade. Em uma dessas ações, realizou uma clínica neste fim de semana com o objetivo de trocar experiências, aperfeiçoar a parte técnica e ampliar o sentimento de pertencimento das velejadoras no esporte. A ação ocorreu no Yacht Club Paulista (YCP), em São Paulo (SP), e teve a participação de 30 mulheres da classe Snipe, representando três Estados e o Distrito Federal.

Esta foi a segunda clínica realizada pela CBVela com esse foco. Com o sucesso desses eventos, a ideia é expandir para outros clubes, classes e federações no ano que vem. A iniciativa integra as ações do programa de vela feminina da entidade.

Na ação deste fim de semana, além de velejadoras de São Paulo, houve a participação de atletas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília.

”A ideia dessas primeiras [clínicas] serem em São Paulo com a classe Snipe foi por conta do sucesso do Campeonato Mundial feminino realizado no ano passado na Guarapiranga”, ressaltou Maria Hackerott, técnica da CBVela.

Em 2021, o YCP sediou a competição internacional, que teve a dupla baiana Juliana Duque e Mila Beckerath.

A clínica de vela feminina tem a realização da CBVela, com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), Yacht Club Paulista (YCP) e a classe Snipe de São Paulo. A primeira edição foi realizada em outubro no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), também na capital paulista.

Mapeamento da vela feminina

Em busca de igualdade e ampliar as ações para as mulheres no esporte, a CBVela – Confederação Brasileira de Vela abre nova fase de atualização do cadastro das velejadoras. Um dos principais motivos para a ação é mapear a participação feminina e também desenvolver atividades de fomento na modalidade.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, por exemplo, já igualaram o número de participação masculina e feminina.  A CBVela classifica como fundamental importante ter várias ações voltadas às mulheres no esporte, principalmente para diálogos e trabalhos em conjunto. 

Para participar, é necessário preencher o formulário no site: https://forms.gle/GEUm8TRhnUjyKkMr9

No cadastro do ano passado, 610 velejadoras participaram do mapeamento da vela feminina organizado pela CBVela.