Regata longa testa barcos em Florianópolis (SC)

A quinta-feira foi dia da segunda regata de percurso do Brasileiro ORC com 41,9 milhas e um desafio para os velejadores. O Crioula 52, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), foi o Fita Azul, ou seja, o primeiro a cruzar a linha de chegada, após pouco mais de quatro horas e venceu a disputa no tempo corrigido. O veleiro é comandado por Eduardo Plass e tem o velejador olímpico Samuel Albrecht como tático.

O Ventaneiro 3 do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar e sustenta a vice-liderança na disputa pelo campeonato. O barco campeão Brasileiro de 2020 segue na briga e tem Renato Cunha no comando e presença do velejador olímpico Marco Grael, filho de Torben Grael. O Inaê Amstel Ultra, de Santos (SP), fechou o dia em terceiro lugar. O Índio, de Cícero Hartmann, também do Veleiros do Sul, fechou em quinto e é o terceiro no geral na estreia do barco.

O dia teve quatro desistências dos veleiros Rudá Blue Seal e o Xamã, do Guarujá (SP) e de Ilhabela (SP) respectivamente, além do Ximango, de Porto Alegre (RS) e o Terroso, do Veleiros da Ilha.

“Regata muito dura, bastante vento , basatante mar, exigiu muito dos barcos, tivemos várias quebras, do nosso não, Graças a Deus não aconteceu nada com o nosso, velejamos bem, barco em linha d´água o que ajuda bastante. Florianópolis é maravilhoso, a paisagem vai mudando, é diferente, não é a primeira vez que estamos vindo, mas sempre muito bom estar aqui”, disse André Sobral do Boto V, seguido por Maurício Santa Cruz, pentacampeão Mundial, velejador com participações Olímpicas e Ouro no Pan de 2007 no Rio: “O campeonato está excelente, bons ventos, tripulações velejando bem e agora serão regatas mais curtas aqui dentro e vamos buscar melhorar nossa performance”.

Na BRA-RGS, o Garrotilho segue na ponta, seguido pelo Bruxo e o Plancton. Na RGS Cruzeiro A o Sossegado é o líder, na B o Mako IV é o primeiro. Na Bico de Proa, o ArCaFer está na ponta, o Dadu lidera na Multicasco.

Os resultados da ORC e de todas as classes podem ser seguidos pelo site – https://icsc.regatas.ar/circuitosc/index.php/pt/ .

Santistas fazem regata perfeita e entram na disputa pelo pódio brasileiro de ORC

O barco Inaê Amstel Ultra segue com chances de pódio no Campeonato Brasileiro da classe ORC, no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). A equipe de Santos (SP) teve um desempenho quase perfeito na regata de percurso nesta quinta-feira (3) de 45 milhas náuticas.

O terceiro lugar no tempo corrigido colocou o veleiro de 40 pés entre os Top 10, a apenas um ponto do quarto colocado, que é o Itajaí Sailing Team. Na divisão ORC B, o Inaê Amstel Ultra é o segundo. O campeonato tem o gaúcho Crioula 52 como líder absoluto, seguido pelo Ventaneiro (ICRJ).

O bom resultado do Inaê Amstel Ultra foi fruto da evolução da equipe a bordo. O veleiro andou em média 9 milhas e com rajadas de 18 nós em Santa Catarina. A largada mais assertiva e as mudanças de bordo foram fundamentais. Foram 6h16 minutos de prova.

”A equipe está cada vez mais entrosada e tenho certeza de que os resultados finais serão ainda melhores. Estamos correndo contra barcos de ponta, como o TP 52 do Crioula e o Ventaneiro. Hoje fomos muito bem pelas escolhas a bordo”, disse Xico Freitas, tático do Inaê Amstel Ultra.

Resultados de quinta-feira — https://data.orc.org/public/WEV.dll?action=race&eventid=jnplb&raceid=8

As regatas desta sexta-feira (4) serão de barla-sota – entre bóias – e serão fundamentais para o resultado final do Circuito Santa Catarina e Brasileiro de ORC no Iate Clube Veleiros da Ilha. A competição conta com os melhores velejadores de vela oceânica e terá outras categorias em disputa como RGS, Bico de Proa, Multicasco e C30.

Os santistas ganharam a cervejaria holandesa como title sponsor. Além de investir na equipe, o Inaê Amstel Ultra fez ajustes pontuais para correr de igual para igual contra os adversários na categoria ORC, sigla de Offshore Racing Committee.

Acesse o Instagram do veleiro Inaê — https://www.instagram.com/veleiroinae/

Curta a página do Facebook — https://www.facebook.com/veleiroinae/ 

E se inscreva no canal do Youtube da equipe — https://tinyurl.com/tcm2lfp

Sobre a Amstel Ultra

Ultra é um segmento novo de cervejas. Cervejas com baixa caloria. Além disso, Amstel Ultra é sem glúten e baixa em carboidratos, tudo isso com 4% de teor alcoólico. A única com pare de contar calorias. Quando a gente se diverte, não conta calorias. Ultra relembra que diversão não é oposto a uma vida mais equilibrada e oferece o melhor produto para que o consumidor pare de contar calorias.

Amstel Ultra é a única cerveja com apenas 72 calorias, sem glúten, baixa em carboidratos e com 4% de teor alcoólico. Amstel Ultra, puro malte com menos calorias para você parar de contar calorias.

Beba com equilíbrio. Venda e consumo proibidos para menores de 18 anos.

Foto: Gabriel Heusi | ICSC