Bahia sediará Brasileiro de HPE25

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) confirmou a realização do Brasileiro de HPE 25 entre os dias 10 e 15 de novembro deste ano, nas águas da Baía de Todos-os-Santos.

Será a 17ª edição do nacional da classe, uma das mais disputadas da vela oceânica do País!

Os participantes do campeonato estarão reunidos no Aratu Iate Clube, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA).

A iniciativa da Setur-BA visa impulsionar o turismo náutico e esportivo na região e teve atuação direta de representantes da Confederação Brasileira de Vela, da Federação Baiana de Esportes Náuticos e do Aratu Iate Clube de Marcelo Sacramento.

Segundo o secretário de turismo, Maurício Bacelar, os investimentos do Governo do Estado na implantação de equipamentos modernos para os navegadores, no entorno da baía, provocaram a atração de grandes eventos.

“Não é uma coincidência. Depois do nosso projeto de obras náuticas de padrão internacional, todas as cadeias do segmento estão mobilizadas na organização de feiras e competições importantes, que antes a Bahia tinha dificuldade em sediar. Isso fortalece o turismo”.

”O estado tem investido 70 milhões de dólares para dinamizar a Baia de todos os Santos para receber embarcações, velejadores e grandes eventos. Então sediar o Brasileiro de HPE é uma forma de mostrar a importância que o Estado da Bahia tem dado para receber esses grandes eventos”, disse Marcelo Sacramento, diretor e vice-presidente da Tribuna da Bahia e diretor nordeste da Confederação Brasileira de Clubes.

Marcelo Sacramento teve forte atuação para realizar a Transat Jacques Vabre de 2017 e 2019 em Salvador (BA), além de ajudar um intercâmbio Bahia Le Havre como comodoro do Yacht Club da Bahia.

No período que comandamos o clube, a vela do Iate Clube conquistou 23 títulos nacionais, 2 sul-americanos, 2 mundiais e 2 pan-americanos

”Isso me deixou muito próximo à vela. Inclusive foi junto com a CBVela, com o Marco Aurélio de Sá Ribeiro, com o Márcio Cruz, que captamos, com o apoio da Marinha do Brasil, o Campeonato Mundial de Vela Jovem para acontecer na Bahia, que infelizmente não ocorreu em dezembro de 2020 por conta da pandemia”.

”A experiência de estar ao lado do Comodoro Pedro Muti, do Iate Clube e da Federação Baiana de Vela fazendo esse trabalho de dar o suporte para a realização do Brasileiro de HPE é uma coisa bem bacana, que me deixa muito feliz de poder ajudar, além de ter atuado junto à Secretaria de Turismo da Bahia no sentido de apoiar o campeonato”, completou Marcelo Sacramento.

Outros eventos de vela e esportes olímpicos estão sendo projetados para o Estado da Bahia com apoio de Marcelo Sacramento ao lado da agência On Board Sports.

A última edição do Brasileiro de HPE 25 ocorreu em agosto de 2021, em Ilhabela (SP), e o título ficou com o Phoenix de Eduardo Souza Ramos.

Foto: Fred Hoffmann