Jesus Canedo/Volvo

Confirmada a data de largada da The Ocean Race 2022-23

Duas frotas da regata se reunirão em Alicante, a casa espanhola do evento, para o período de férias de inverno em 2022, antes da largada em meados de janeiro de 2023 para a primeira etapa da volta do mundo

A data de largada para a primeira etapa da The Ocean Race 2022-23 foi confirmada com as frotas IMOCA e VO65 programadas para estourar dos blocos de largada no domingo, 15 de janeiro de 2023, de Alicante, na costa mediterrânea da Espanha.

Haverá atividade de regata ao longo de 2022, com as equipes construindo suas campanhas para a corrida de prólogo, bem como com a The Ocean Race Legends, sustentabilidade e programas para jovens antes do período de montagem em Alicante no final do quarto trimestre do ano.

Então, em janeiro, o início da primeira etapa verá as frotas fugindo em um dos maiores desafios da vela e o teste mais difícil de uma equipe no esporte – mais de 31.000 milhas náuticas (57.000 km) ao redor do planeta.

“Isso marca uma mudança para The Ocean Race, à medida que nos ajustamos aos desafios deste novo mundo com uma rota de regata mais compacta e emocionante do que nunca”, disse Johan Salén, Diretor Executivo da The Ocean Race.

“Estamos satisfeitos por poder trabalhar com nossos parceiros em Alicante, que tem sido a casa da regata desde 2009, para chegar a um acordo sobre uma data de início para a primeira etapa que aproveita as férias de Natal e Ano Novo”, conclui.

A etapa de abertura da regata terá duas frotas correndo durante quase uma semana até a chegada a Cabo Verde. Será a primeira vez que a The Ocean Race será interrompida na cadeia de ilhas da África.

De lá, a The Ocean Race segue para a Cidade do Cabo, na África do Sul, antes de iniciar a etapa mais longa e desafiadora da história da regata – quase 13.000 milhas náuticas direto através do Oceano Antártico e passando pelos três grandes cabos do sul (Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin e Cabo Horn) antes da chegada em Itajaí, Brasil.

A Volta ao Mundo segue então para Newport, Rhode Island nos EUA; Aarhus, Dinamarca; Haia na Holanda; e em um Grand Finale no Mediterrâneo em Genova, Itália, no verão de 2023.

As datas de parada para as etapas acima da corrida serão confirmadas antes do final do ano.