Itajaí Sailing Team busca melhores resultados a 48ª Semana de Vela de Ilhabela

Uma das equipes participantes que promete estar bem competitiva na 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o Itajaí Sailing Team, que realizou algumas mudanças no barco e integra a categoria ORC. O evento acontecerá entre os dias 24 e 31 de julho.

Entre as equipes confirmadas, o Itajaí Sailing Team realiza os últimos reparos. Para esta edição, o barco itajaiense adquiriu velas grandes Genoa novas. Com esta modificação, a tendência é ter mais velocidade e uma melhor performance. Além disso, também é realizada a repintura e a revisão de todas catracas ou, em alguns casos, a substituição.

Para este ano, a expectativa do comandante Alexandre Santos é figurar entre os primeiros na classe ORC. Para isso, além das mudanças no barco, conta com uma equipe com velejadores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Essas mudanças para podermos estar competitivo. Como esse ano vamos correr de classe ORC, uma classe que não corríamos há dois, três anos. A gente estava na RC. Nós tivemos que fazer esses investimentos para nosso barco acompanhar o ritmo dos nossos principais adversários”, ressaltou o comandante e manager.

O barco de provas do Itajaí Sailing Team é um veleiro modelo Soto 40, considerado um dos mais rápidos da categoria. A tripulação inicia ainda em junho um amplo programa de treinamento.

Sobre os principais adversários da classe ORC, o comandante prefere adotar um tom mais cordial e colocar todos os adversários como possíveis candidatos ao título. No entanto, ressalta que, por conta dessa igualdade, o Itajaí Sailing Team tem de estar sempre veloz e buscar chegar na frente.

Por fim, o comandante do veleiro itajaiense não esconde a alegria do retorno da competição em 2021.

“É um momento fantástico para quem gosta da vela, principalmente, nosso projeto que é todo financiado pela iniciativa privada. A gente consegue mostrar que as empresas, mesmo com a pandemia, continuaram acreditando no projeto. Vamos chegar lá cada vez curtindo muito o local. A gente já participa algumas Semana de Ilhabela consecutivas. Espero que seja uma semana especial na retomada da vela brasileira”.