Expedição “Rio Amazonas, do Gelo ao Mar”

“Será o Rio Amazonas o mais longo do mundo?” Para responder a esta questão, o único “Fellow Member” brasileiro do famoso NY Explorers Club, Yuri Sanada, cria expedição amazônica inédita, a “Rio Amazonas do Gelo ao Mar”, a bordo de barcos híbridos sustentáveis feitos com fibras naturais e resina de mamona. 

O desafio tem três objetivos: confirmar que o Amazonas é o rio mais longo do mundo, além de ser o maior em volume de água, deixar 21 legados para Amazônia do século XXI, e contar a história dos primeiros exploradores da região, documentando a maior biodiversidade do planeta e divulgando a importância da preservação deste bioma.

Graças à evolução científica, como mapeamento por satélite – e a uma expedição em 2007 a uma das nascentes do Rio Amazonas no Peru, que fica na montanha Nevado Mismi – o então diretor de Geociências do IBGE, Guido Gelli, integrante do Conselho Técnico da Expedição “Rio Amazonas do Gelo ao Mar”, declarou que o rio mais longo do planeta ficava na América do Sul e não na África. Mesmo tendo a notícia corrido o mundo, poucos aceitam este novo marco geográfico.

A expedição idealizada por Yuri está em fase de desenvolvimento para realização a partir de abril de 2022 e levará seis meses para percorrer os sete mil quilômetros da Amazônia, do gelo ao mar, a bordo do Amazon Solar Explorer, que está sendo desenhado por equipe técnica voluntária formada por docentes e alunos da Fatec Jaú, de São Paulo, e por integrantes da indústria náutica brasileira, incluindo Oliver Ilg, da Sterling Yachts, que ocasionalmente contribui com a Revista Mariner.

A Revista Mariner estará acompanhando o projeto, e trazendo para seus leitores informações sempre atualizadas, e direto da fonte!