Regata Bracuhy entre as maiores do país

A Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), é reconhecida como uma das maiores regatas oceânicas do Brasil, reunindo anualmente mais de 700 velejadores e 130 embarcações.

A sexta edição deste evento será realizada no dia 16 de março, na Baía da Ribeira.

Desde sua criação, a regata tem sido um exemplo de organização e sucesso para parceiros e patrocinadores.

Tradicionalmente, regatas oceânicas costumam ter a participação de cerca de 20 a 40 barcos em um fim de semana.

A Regata Bracuhy superou essas expectativas desde seu início.

Tudo começou em 2017 quando um grupo de velejadores do Bracuhy se uniu voluntariamente para organizar uma regata sem fins lucrativos. O objetivo era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela competitiva.

A partir de 2020, a regata passou a contar com o apoio da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Na edição anterior, foram reunidos 130 veleiros. “Celebramos uma grande festa, pois esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, é uma confraternização entre amigos”, disse Mara Blumer, uma das organizadoras.

Os velejadores do Bracuhy expressam seu sincero agradecimento a cada comandante e tripulante que trouxe seus barcos para enriquecer esta regata especial. Eles afirmam que é um prazer tê-los como parte dessa celebração dos mares brasileiros.

A equipe organizadora desta regata é composta por quatro mulheres: Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Tereza Zanetti.

Elas são responsáveis pelas funções técnicas em terra e na raia, além das definições esportivas, administrativas financeiras e atividades sociais relacionadas ao evento.

O campeonato contará com nove classes diferentes: APS, Bico de Proa, Clássicos (embarcações construídas até 1980), Cruzeiro Multicascos ORC RGS e VPRS.

Equipes do Rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo também participarão desta edição da regata juntamente com equipes locais.

Foto: Helio Viana