Jojô Gonçalves e Gabriela Vassel vencem Mundial da Juventude

Joana Gonçalves e Gabriela Vassel conquistaram o primeiro lugar na classe 420 na 52ª edição do Mundial da Juventude, em Búzios (RJ).

Representando o Iate Clube do Rio de Janeiro, a dupla obteve uma vitória consistente, totalizando 11 pontos perdidos em oito regatas.

Elas superaram Maayan Shemesh e Emilie Louviot, de Israel, que ficaram em segundo com 33 pontos, e Kerkezou Iakovina e Giannouli Danai, da Grécia, em terceiro com 35 pontos.

Joana e Gabriela venceram cinco das oito regatas, incluindo a última, realizada em condições desafiadoras com ventos fortes de até 20 nós na direção leste.

”O dia foi incrível em Búzios com muito vento e nós fizemos uma regata muito boa, conquistamos o resultado. Vamos continuar evoluindo, uma puxando a outra”, comemorou Joana Gonçalves. ”Ganhar em casa é ainda mais especial. O campeonato foi lindo”.

”Foi uma conquista importante pra gente, pois treinamos juntas ao longo do ano na mesma raia de Búzios. A sensação é incrível de conquistar esse título e agora vamos para o Sul-Americano no fim do mês”, explicou Gabriela Vassel.

O feito de Joana e Gabriela é comparável ao de Martine Grael e Kahena Kunze, notáveis na classe 49erFX. Martine e Kahena começaram sua parceria com a conquista do Mundial da Juventude na classe 420, também em Búzios, em 2009.

A chegada ao Iate Clube Armação de Búzios foi marcada por uma tradição brasileira, com a equipe brasileira de vela e familiares carregando o barco de Joana e Gabriela, semelhante ao ocorrido na Rio 2016.

Martine e Kahena, bicampeãs olímpicas, acompanharam de perto as jovens e celebraram a vitória com elas.

O Brasil, com 14 atletas, teve outros resultados expressivos, incluindo duas quartas colocações no 420 misto e no Kite. Esta foi a 17ª medalha do Brasil na história do Mundial da Juventude, e a Equipe Brasileira de Vela alcançou a sexta colocação no quadro geral de medalhas em Búzios.

Mais de 400 atletas de 62 nações participaram do campeonato nas raias de Manguinhos, Branca e Feia, organizadas pelos clubes ICAB e Búzios Vela Clube.

A próxima edição do Mundial está programada para ocorrer no Lago di Garda, na Itália, no meio de 2024.

A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem no Mundial da Juventude de Búzios 2023, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A marca francesa de dermocosméticos Avène é patrocinadora da CBVela – Confederação Brasileira de Vela, com um acordo que se iniciou em dezembro de 2023 e terá duração de 13 meses.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.