Começa o Brasil Centro de Op 2023 no YCSA

O Campeonato Brasil Centro de Optimist teve início no dia 5 de julho, no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, localizado em São Paulo, SP. O evento conta com a participação de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos, representando clubes de diversos estados do Brasil, incluindo Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mais de 80 velejadores de Optimist estão competindo nas regatas. Tanto os estreantes quanto os veteranos tiveram a oportunidade de correr na Raia 2 da Represa do Guarapiranga, com ventos de 8 a 10 nós. Os participantes foram acompanhados de perto por seus pais e treinadores, aproveitando o período de férias escolares.

No grupo dos velejadores veteranos, que estão próximos da idade para ingressar na Vela Jovem, o catarinense Theo Sartor, representante do ICSC, obteve uma vantagem de quatro pontos na liderança, seguido por Davi Sugai, do YCSA, e Lucas Leal, também do ICSC, com uma diferença de nove pontos.

Entre os estreantes, Pedro Szabo, do Jangadeiros, obteve o melhor desempenho do dia, conquistando a vitória em uma regata e o terceiro lugar em outra. Lucas Cavalcanti, do ICB, e Matheus Palma, do YCSA, aparecem em seguida na classificação.

Rafael Muniz, treinador do YCSA, destacou a importância de manter a calma e se divertir durante a competição, especialmente para os estreantes. Ele expressou o desejo de que os participantes possam compreender as regras e familiarizar-se com a raia onde estão competindo.

As regatas do dia 6 de julho terão início às 13h na Raia 1 da Represa do Guarapiranga. A expectativa é de que haja ventos mais constantes, soprando do Norte e Noroeste, tornando as provas mais dinâmicas e exigindo estratégias táticas dos velejadores.

O campeonato é promovido pelo YCSA, OPTIBRA, COSP – Classe Optimist de São Paulo e FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Foto: Caio Souza | On Board