Brasil disputa eventos de ponta na Europa nos próximos meses

A Equipe Brasileira de Vela disputará eventos importantes na Europa das classes olímpicas nos meses de maio, junho e julho.

Os atletas Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Socorro Reis estão escalados para o Allianz Regatta, em Almere, na Holanda, de 31 de maio a 4 de junho.

O trio corre de Formula Kite, nova classe da modalidade incluída para Paris 2024.

Outro evento que pode ter presença de velejadores nacionais é a Semana de Kiel, na Alemanha.

De 7 a 16 de julho, será realizada na raia olímpica de Marselha, na França, o Evento Teste. A tradicional competição ocorre exatamente um ano antes dos Jogos.

”A vela brasileira está preparada e treinada para conseguir bons resultados nos eventos na Europa, que serão importantes para o Mundial de Haia, que está por vir, além dos Jogos Pan-Americanos e a Olimpíada do ano que vem!”

”O programa de fomento da vela olímpica ajuda nessa preparação e também nas viagens dos competidores”.

”Mesclamos uma equipe jovem com velejadores experientes”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

O grupo será formado por Mateus Isaac, na IQfoil, Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, 
Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e a dupla Joao Bulhões e Marina Arndt, na Nacra 17.

A equipe terá como chefe de equipe os multimedalhista pan-americano Klaus Biekarck e o head Coach será Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas.

Os atletas participam dos eventos na França apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O Mundial de Vela da World Sailing, que será disputado de 8 a 20 de agosto de 2023, em Haia, na Holanda, terá representantes nacionais.

O evento distribuirá as primeiras 107 vagas para Paris 2024. Na sequência, as vagas serão preenchidas nos mundiais de cada classe, bem como os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Foto: Sailing Energy