Martine e Kahena vencem Trofeo Princesa Sofía Mallorca by Iberostar

As maiores velejadoras do Brasil e atuais bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, conquistaram mais uma medalha de ouro.

No último sábado (08), elas ficaram em primeiro lugar no 52º Trofeo Princesa Sofía Mallorca by Iberostar, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Foram realizadas 13 regatas no total, com 61 pontos perdidos, 15 a menos do que a dupla holandesa Annette Duetz e Odile Van Aanholt.

As argentinas Maria Sol Branz e Cecília Carranza ficaram com o bronze, também com 76 pontos perdidos, mas ficaram atrás nos critérios de desempate.

”Estamos satisfeitas com o resultado em Palma de Maiorca. Vencer a competição mostrou que o trabalho deu certo”.

”Entramos na medal race com objetivo de ganhar a regata, mas também de olho nas adversárias. A tabela nos dava a vantagem, mas velejamos para vencer”, valorizou Martine Grael. 

A competição na Espanha começou na terça-feira (03) e foi até sábado (08). No primeiro dia, elas terminaram em oitavo lugar após as três primeiras regatas. Foram realizadas três regatas por dia até a sexta-feira (07).

No sábado (08), houve apenas uma regata, a Medal Race, que tinha pontuação dobrada. Martine Grael e Kahena Kunze precisavam apenas do sexto lugar para garantir o ouro, e ficaram em segundo.

A dupla considerou o resultado satisfatório e uma mostra de que o trabalho está dando certo. A competição na Espanha fez parte de sua preparação para os Jogos de Paris-2024.

O Troféu Princesa Sofía existe desde os anos 1960 e é considerado uma das principais competições da vela mundial.

Após o Troféu Princesa Sofía, a dupla ainda competirá na Semana de Vela de Hyères, na França, de 22 a 30 de abril.

Também participarão de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em julho, e do Campeonato Europeu, em Vilamoura, em Portugal, em novembro.

Martine Grael e Kahena Kunze são filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, e formam uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial nas últimas décadas.

Além delas, os atletas participaram do evento  apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Foto: Sailing Energy/Trofeo Princesa Sofía