Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, vela brasileira faz ação de plantio de árvores

A World Sailing, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) farão uma grande ação em prol do meio ambiente no próximo dia 4 de junho. No Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP), como parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), o evento “Semeando Bons Ventos” promoverá o plantio de árvores na capital paulista.

Ao todo, serão plantadas 417 novas árvores, incluindo 187 árvores para neutralizar as emissões de 30 toneladas de carbono do Campeonato Mundial da Juventude de Búzios 2023, e mais 230 árvores para apoiar o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê.

Com a iniciativa, estima-se que aproximadamente 67,55 toneladas de carbono serão retiradas da atmosfera.

A CBVela, com o apoio da World Sailing, convida todos a participar do plantio simbólico de árvores para a criação do Bosque da Vela. A neutralização das emissões de carbono do Campeonato Mundial da Juventude de Búzios de 2023 e o apoio ao projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê são dois dos principais objetivos da iniciativa.

”A CBVela está na vanguarda do esporte nacional ao integrar o Pacto Global da ONU e adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso foi um marco histórico para a comunidade da vela. Estamos orgulhosos de ser a primeira confederação brasileira a dar esse passo significativo em direção a um futuro mais sustentável”, destacou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

A ação simboliza o compromisso da comunidade da vela com a preservação ambiental e a importância do engajamento coletivo para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.

”Por trás desta ação, existe todo um trabalho que conecta questões ambientais, sociais e da própria governança da CBVela. Estamos fortalecendo a sustentabilidade como um dos pilares da nossa atuação institucional”, afirma Sandra Di Croce Patricio, diretora de Sustentabilidade da CBVela.

Ao criar o Bosque da Vela, a CBVela busca inspirar outras comunidades e organizações a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades diárias. ”Juntos, estamos navegando em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo, onde o bem-estar das pessoas e do planeta são prioridades fundamentais. A CBVela está comprometida em liderar pelo exemplo e inspirar outros a se unirem nessa jornada de transformação global”, complementou o presidente da entidade.

Patrocinadora oficial da CBVela e empresa engajada com causas sustentáveis, a Avène também apoia a iniciativa da Confederação e convida a comunidade e participar do evento. ”A parceria da Avène com a CBVela tem como principal objetivo ajudar a amplificar sua mensagem e a prática da sustentabilidade. Estamos apoiando o plantio de árvores na Semana do Meio Ambiente, além de outras ações ao longo do ano”, destaca Flavianne Baptista, diretora de Marketing dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil.

Serviço do evento “Semeando Bons Ventos”
Data: Terça-feira, 4 de junho de 2024
Horário: Das 9h30 às 11h
Local: Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Via Parque, 8055 – Vila Santo Henrique, São Paulo
Ponto de encontro: Estacionamento da entrada principal do Parque Ecológico do Tietê