Boia (Caio Souza / On Board Sports)

Taça da Amizade de Optimist é destaque com 59 velejadores mirins

Com 59 velejadores mirins, a Taça da Amizade teve cinco regatas no total, no último sábado (12), em frente ao YCSA – Yacht Club Santo Amaro, na Represa Guarapiranga.

Com uma raia próxima à do Paulista de Snipe, as crianças do OP encararam 12 nós, vento considerado forte para a classe.

A raia foi dividida em três categorias de OP: veteranos, aprendizes e estreantes. Com o intuito de ensinar os mais novos da classe, a Comissão de Regatas (CR) organizou a flotilha com as primeiras largadas feitas pelos veteranos.

O velejadores experientes realizaram três largadas, enquanto os mais novos fizeram duas.

Na categoria veteranos, Lucas Leal (ICSC) terminou na primeira colocação, acompanhado de Théo Sartor (YCSA). Já a dos aprendizes teve Luiz Henrique (YCSA) e Ziva Camargo nas duas primeiras colocações, respectivamente. Por fim, os estreantes foram liderados por Pedro Siqueira e Manuel Carvalho.

“Foi muito legal. Consegui velejar com vento forte e fiz o percurso certo. Espero continuar velejando bem hoje e chegar com os primeiros novamente”, disse Théo Sartor.

Nesta fase da carreira, os atletas são acompanhados por técnicos que os orientam durante o percurso. Eles tiveram a presença ilustre de Alex Kuhl, primeiro brasileiro campeão de Optimist, em 2021, no Lago di Garda, Itália.

“O dia foi ótimo para os atletas. Eles foram bem e não se afobaram com o vento forte. Alguns estreantes precisam de orientações durante o percurso, mas o restante tive um bom desempenho”, explicou Alex Kuhl.

Neste domingo (13), as regatas continuam, com expectativa de vento fraco. A Taça da Amizade é um preparatório para o Campeonato Brasileiro de OP, que será realizado em Brasília, neste mês.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.