Olímpica, Fórmula Kite leva 21 atletas para Copa Brasil de Praia

A segunda edição da Copa Brasil de Vela de Praia 2022 – etapa de Fortaleza (CE) terminou neste domingo (21).

O evento reuniu mais de 60 velejadores das classes como ILCA, Dingue, Hobie Cat 16, IQFoil, Fórmula Kite e Wingfoil.

Das categorias inscritas no evento realizado pelo Iate Clube de Fortaleza e pela Confederação Brasileira de Vela – CBVela, três fazem parte do programa olímpico para Paris 2024.

O destaque da semana ficou para para o melhor brasileiro do ranking mundial de Fórmula Kite, Bruno Lobo. O maranhense venceu todas as 10 regatas da classe nas águas da capital cearense. Bruno Duarte ficou com o segundo lugar e Lucas Fonseca em terceiro.

”Foi um campeonato muito legal, bem organizado e com mais classes competindo. Importante por ser a primeira etapa do Brasileiro de Fórmula Kite”.

”Muito legal ver também a garotada  participando da Copa Brasil, renovando a modalidade”, disse Bruno Lobo, campeão pan-americano de Lima 2019.

O brasileiro está em 12º no ranking mundial, que é liderado pelo italiano Lorenzo Boschetti.

Na Fórmula Kite, 21 competidores participaram das regatas em Fortaleza (CE).

A também maranhense Socorro Reis ficou em sétimo lugar e a melhor entre as mulheres da flotilha.

Fortes ventos

Durante os três dias de Copa Brasil de Vela de Praia, os ventos variaram de 15 a 20 nós, considerado fundamental para todas as categorias presentes no evento.

”É um lugar esplendoroso para fazer regata, pois venta o dia inteiro e de maneira constante. O clube nos ofereceu bastante estrutura para fazer o evento”.

”O kite fez diferença nesta edição, mesclando atletas como Bruno Lobo, de renome mundial, com a vela jovem”, contou Walter Böddenner, coordenador da vela na Rio 2016 e gerente de eventos da CBVela.

”É uma raia excelente e que pode servir de local de treino para a Equipe Brasileira de Vela e também para equipes de fora do país visando as grandes competições como Jogos Pan-Americanos, Mundiais e Olimpíadas”.

Outros resultados 

Entre as duplas de Hobie Cat 16, Robert Gil Gradvohl Bezerra e Sculi Emie (ICF) foram os campeões da etapa. Na ILCA, Philipe Theophilo Nottingham Filho superou seus adversários para ficar com o ouro.

Na IQFoil, Mathias Pinheiro (BRA5 Windsurfing) venceu por apenas um ponto de vantagem para Bruna Martinelli (YCB). E na Wing Foil o campeão foi Fernando Mizo (Mizo Foil Clube).

Entre as duplas de Dingue, destaque para Leonardo Neves Almeida e Beatriz Raposo (CICP).

A Copa Brasil de Praia repete uma fórmula de eventos de vela próximos às orlas de grandes cidades turísticas do país, que já deu certo nos anos 80. A primeira edição foi realizada em 2021 com 60 barcos também na capital cearense.

”A Copa Brasil de Vela de Praia foi um evento que superou nossas expectativas e os grandes ‘culpados’ por isso foram os participantes que abrilhantaram o evento, se divertindo, fomentando o turismo e a economia da cidade”, explicou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.

”Aqui na capital há um mar de possibilidades para o seu povo e para quem vem nos visitar. Apesar de todas as nossas limitações conseguimos realizar um evento enxuto e que agradou todos os competidores”.

”Esse é o espírito do evento e que a Copa Brasil de Praia deve manter sempre: proporcionar uma experiência náutica inesquecível, com competência, dedicação e responsabilidade. Parabéns aos competidores e STAFF”.

Hobie Cat 16

1- Robert Gil Gradvohl Bezerra / Sculi Emie (ICF) – 8 pontos

2- Guilherme Araujo / Nicholi Araújo (CICP) – 17 pontos

3- Alexandre Martins / Douglas Enrique (ICF) – 22 pontos

ILCA

1- Philipe Theophilo Nottingham Filho (ICF) – 7 pontos

2- Philipe Theophilo Nottingham (ICF) – 14 pontos

3- Francisco Andrade (CICP) – 22 pontos

IQFoil

1- Mathias Pinheiro (BRA5 Windsurfing) – 18 pontos

2- Bruna Martinelli (YCB) – 19 pontos

3- Sofia Rocha de Faria (LIC) – 27 pontos

Wing Foil

1- Fernando Mizo (Mizo Foil Clube) – 25 pontos

2- Levi Lenz (Cansa Janjão) – 27 pontos

3- Dudu Mazzocato (ICF) – 25 pontos

Dingue

1- Leonardo Neves Almeida / Beatriz Raposo (CICP) – 16 pontos

2- Timoneiro: Rafael Chiara Carli / Marcelo Chiara Carli (CICP) – 20 pontos

3- Timoneiro: Lorenzo Souza / Marilia Souza (N/A) – 29 pontos

Fórmula Kite

1- Bruno Lobo (OKP) – 10 pontos

2- Bruno Duarte (OKP) – 33 pontos

3- Lucas Pes Fonseca (OKP) – 68 pontos

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Limagenspro