Martine Grael repete Torben e leva Magnus Olsson Prize

A Fundação Mange Olsson escolheu a brasileira Martine Grael como a vencedora de seu prestigioso Prêmio Magnus Olsson de 2021.

A honraria é concedida a uma pessoa que deu uma contribuição memorável para o mundo da vela.

Torben Grael, em 2014, foi o primeiro vencedor.

Martine se junta a Sir Ben Ainslie, Stan Honey, Santiago Lange, Grant Dalton, Carolijn Brouwer e Peter Burling como ganhadores do prêmio.

O Magnus Olsson Prize é concedido anualmente e é uma homenagem ao velejador sueco, que faleceu na década passada.

A brasileira Martine Grael é uma das melhores velejadoras do mundo e conquistou a medalha de ouro na 49erFX nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 e em Tóquio 2020.

Também foi a primeira brasileira a correr a The Ocean Race na edição passada!

”Minha memória mais clara com o Magnus vem da Volvo Ocean Race em 2008-2009, quando ele era o skipper do Ericsson 3 e meu pai (Torben Grael) era do Ericsson 4,”, disse Martine Grael.

”Durante uma das paradas, Magnus levou alguns clientes e eu consegui pegar uma carona no barco. Ele era um cara tão bem apresentável e otimista que fez uma conexão genuína com seus companheiros de tripulação e os patrocinadores a bordo durante o dia”.

”Claro, eu também ouvi muitas histórias sobre ele, e parece que ele fez todos se sentirem especiais”. 

Depois de alguns eventos de base na classe 420, com o título do Mundial da Juventude de Búzios 2009, Martine Grael passou para a classe olímpica velejando na 470, antes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, mas não conseguiu se classificar para a regata.

”Após a decepção de não me qualificar para Londres, decidi mudar de classe para a 49erFX, onde fiquei até hoje.Completei o circuito internacional de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio e de Tóquio. Foram anos excelentes – atuando em todos os eventos-teste e ganhando vários pódios em campeonatos mundiais”, disse a velejadora.

”Depois da medalha de ouro no Rio, eu e minha companheira de time 49er Kahena Kunze decidimos que precisávamos de uma distração. E desde a edição 2014-15 da Volvo Ocean Race, com a equipe feminina da Team SCA que me impressionou muito, eu estava procurando uma oportunidade de ingressar nas regatas oceânicas”.

Já na próxima edição do evento, em 2017-2018, Martine teve a chance de ser tripulante da Equipe AkzoNobel – e se tornou a primeira brasileira a competir na Volvo Ocean Race.

”Foi uma forma perfeita de recarregar as energias, enfrentando um novo desafio em um dos eventos icônicos do nosso esporte. Aprendi muito – não apenas sobre velejar, mas também sobre mim mesma. A Ocean Race leva você a encontrar novos limites. E depois disso, voltei direto para a campanha Olímpica pelo que se tornaria minha segunda medalha de ouro olímpica em Tóquio”.

Vencedores do Mange Olsson Prize:
2014 Torben Grael (BRA)
2015 Ben Ainslie (GBR)
2016 Stan Honey (EUA)
2017 Santiago Lange (ARG)
2018 Grant Dalton (NZL)
2019 Carolijn Brouwer (HOL)
2020 Peter Burling (NZL)
2021 Martine Grael (BRA)

Texto: Flávio Perez