Itajai Stopover. In-Port Race. 21 April, 2018

Confirmado o retorno de Newport na The Ocean Race

Organização da volta ao mundo confirma retorno a um dos berços da vela oceânica mundial na edição 2021-22.

A Sail Newport e a The Ocean Race anunciaram nesta terça-feira (10) que, pela terceira edição consecutiva da competição, a The Ocean Race fará sua única escala na América do Norte em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.

A stopover de Rhode Island será uma das dez paradas durante a regata de oito meses e 38.000 milhas náuticas ao redor do mundo, que começa em Alicante, Espanha, em outubro de 2021 e termina em Gênova, na Itália, em junho de 2022.

O Brasil está na competição com Itajai, em Santa Catarina, como cidade-sede.

Pela primeira vez, Newport receberá duas flotilhas, a VO65 e a IMOCA.

“Este é o evento máximo das regatas oceânicas.  Esses atletas passam 24 horas por dia durante semanas a transitar pelos oceanos em tempestades e calmarias e, como comunidade, temos o privilégio de recebê-los na única parada na América do Norte”.

“Toda a nossa comunidade irá cumprimentá-los, como nós cumprimentamos os marítimos por gerações.  Vamos recebê-los e celebrar a vitória humana que supera o desafio monumental ”, afirmou Brad Read, diretor executivo da Sail Newport.

“Newport continua sendo um local icônico para gerações de velejadores”, contou Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.“É uma cidade construída em torno da água, e as pessoas aqui mantêm a corrida em seus corações”.

Os organizadores divulgaram um relatório detalhado de impacto econômico que mostrou que a escala de 2015 gerou uma estimativa de US $ 47,7 milhões para a economia do Estado. Ambos os eventos foram um grande atrativo para os visitantes, com mais de 137.000 pessoas nas vilas de regatas em 2015 e mais de 100.000 visitantes em 2018.

“A Ocean Race é um dos três pilares do esporte à vela, ao lado dos Jogos Olímpicos e da Copa da América, e, como tal, fornece inspiração e motivação para os velejadores e fãs de todas as idades”, acrescentou Richard Brisius.

“Mas, além disso, a The Ocean Race, juntamente com parceiros de Newport como a 11th Hour Racing, demonstra que o esporte pode ter um impacto além do campo de jogo.  Com um programa abrangente e inovador de sustentabilidade, juntos, estamos liderando o caminho para fazer uma diferença positiva em nossa comunidade”.