Barco Brasil destaque da XVIII Regata Aleixo Belov

O Barco Brasil foi o vencedor da XVIII Regata Aleixo Belov na categoria HPE-25, realizada neste fim de semana. O evento aconteceu no Aratu Iate Clube, em Simões Filho (BA), e contou com seis regatas disputadas na Baía de Todos-os-Santos.

A equipe do Barco Brasil, composta por José Guilherme Pereira Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Leonardo Taboada, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar cinco vezes.

O segundo lugar foi conquistado pelo Lasquinê Pelir, enquanto o Sururu ficou com a terceira posição. No total, nove quartetos de HPE-25 participaram das regatas na Bahia. As velas mestra e balão do barco campeão foram pintadas especialmente para a competição.

Agora, a tripulação do Barco Brasil se prepara para as próximas regatas, incluindo a Copa Mitsubishi, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e a Refeno. Embora utilizem embarcações diferentes do Class40 da Globe40, essas competições são parte da preparação para a volta ao mundo.

A próxima parada será o VelaShow, a maior feira de vela do Brasil, que ocorrerá em Ilhabela (SP) nos dias 14, 15 e 16 de junho.

Na Globe40, José Guilherme Pereira Caldas fará parceria com Luiz Bolina. Esta será a segunda campanha oficial brasileira em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race, liderado por Torben Grael há 19 anos.

O desafio Globe40 está previsto para 2025 e 2026, com início em setembro de 2025 na Europa, totalizando mais de 30.000 milhas náuticas.

“Participar de regatas nacionais e internacionais é vital para a Globe40 e para o nosso entrosamento, mesmo que não sejam com um Class40 da volta ao mundo. Nosso objetivo é divulgar nosso projeto e atrair patrocinadores. Queremos levar a imagem do Brasil para todos os cantos do mundo”, disse José Guilherme Pereira Caldas.

Resultados da Regata Aleixo Belov:

1º – Mussulo Brasil – José Guilherme Pereira Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Leonardo Taboada

2º – Lasquinê Pelir – Moacyr Montenegro, Rodrigo Gaião, Ricardo Gaião e Marco Polo

3º – Sururu – Márcio Cruz, Fred Baumert, Alberto Vita e Maxuel Lavigne