Com Scheidt, Martine e Kahena, Brasil termina treinos para SSL Gold Cup

A Seleção Brasileira de Vela – SSL Team Brazil encerrou neste fim de semana sua última fase de treinamentos visando a Copa do Mundo SSL Gold Cup, que será em novembro, no Bahrein.

Comandada pelo maior medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, a equipe fez regatas-treino contra outros adversários como Austrália, Argentina, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia e Suíça.

O treinamento foi realizado a bordo do SSL 47 no Lago Neuchâtel, em Grandson, na Suíça. O barco será igual para todas as 40 equipes, que se enfrentarão numa espécie de mata-mata. O Brasil já está garantido na fase oitavas-de-final. 

O SSL Team Brazil treinou várias situações de regata como largada, contorno de boia e outras manobras que serão usadas nas provas do Bahrein. As disputas serão com quatro barcos e dois de cada chave avançam de fase. A decisão terá apenas uma regata!

”O treinamento foi muito produtivo com a tripulação junta nesses oito dias. Buscamos melhorar com o grupo e isso é sempre muito importante”.

”Estamos mais bem preparados para a final. Será um grande desafio, e do mesmo jeito que estamos melhorando, as outras também estão. O objetivo foi ganhar confiança para velejar regatas duras no Bahrein e estou bem contente com esses treinos”, disse Robert Scheidt, comandante da equipe.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze interromperam os treinos para a campanha do Mundial de 49erFX para se juntar ao time brasileiro liderado por Robert Scheidt. A tripulação teve ainda Alfredo Rovere, Henry Boening Maguila, Juninho de Jesus, Gabriel Borges, Mário Trindade, Joca Signorini e Henrique Haddad.

”Vestir a camisa do time é uma coisa legal. O time é formado por atletas de outras classes, times ou barcos diferentes. Os velejos são sempre muito bons, as manobras saem e eu gosto bastante”, contou Martine Grael, que tem a função a bordo de floater e apoio na estratégia geral.

Martine Grael e Kahena Kunze estão em uma temporada quase perfeita, com dois ouros e uma prata nos principais eventos europeus da 49erFx. As duas partem nesta semana para Nova Scotia, no Canadá, para o mundial da classe. 

As regatas-treino na Suíça foram as primeiras após o anúncio do patrocínio da Sertrading. O apoio da empresa de comércio exterior à Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012.

O proeiro, que atua como CEO da campanha na Copa do Mundo de Vela, além de competir em alto nível, é responsável por trazer ao país o L’Étape Brasil by Tour de France, maior prova de ciclismo do mundo.

Foto: Martina Orsini | SSL

O SSL Team Brazil

Alfredo Rovere – proa

Martine Grael – estratégia & grinder

Henry Boening Maguila – grinder

Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

Juninho de Jesus – pit & runners

Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

Mário Trindade: trimmer & grande/trav

Joca Signorini – tática e grinder

Robert Scheidt – timoneiro

Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

CEO: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.