CBVela confirma realização de Festival de Vela de Caraguatatuba em 2023

O 1º Festival de Vela de Caraguatatuba, evento náutico realizado pela entidade máxima do esporte, a CBVela – Confederação Brasileira de Vela e a Prefeitura do município, terminou neste domingo (7). Durante os três dias de evento, atletas de todas as idades competiram pela primeira vez na raia do litoral norte paulista.

A competição foi realizada na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, e contou com diversas atrações paralelamente ao campeonato. As regatas finais que estavam previstas para ocorrer neste domingo foram suspensas devido ao vento fraco.

O resultado foi positivo e a CBVela junto ao poder municipal já podem começar os preparativos para a próxima edição, que foi confirmada pelo prefeito da cidade, Aguilar Junior, em 2023. “O evento foi muito bom. A estrutura aqui da cidade é maravilhosa, o apoio da prefeitura foi essencial, os atletas se sentiram bem motivados, saímos felizes daqui, e já estou pensando em 2023”, comentou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela. ”O objetivo da CBVela é levar esse esporte para todo o Brasil, plantamos aqui mais uma semente”.

Samuel Gonçalves, gerente nacional da Academia Brasileira de Vela, também elogiou o evento realizado em Caraguatatuba, principalmente a estrutura disponibilizada pela cidade. ”Adorei estar aqui em Caraguatatuba, esse foi o primeiro festival de vela que fizemos em parceria com a prefeitura aqui, foi sensacional, vieram velejadores de várias cidades do estado de São Paulo, já fica o convite para o próximo, aqui é maravilhoso, poucos lugares tem uma estrutura igual a essa, parabéns para todos os atletas que participaram”.

A realização do evento pela primeira vez na cidade do litoral norte paulista faz parte do processo de fomento da vela por parte da CBVela, expandindo a modalidade nas diversas regiões do país.

Resultados

Sem regatas no último dia, foram mantidos os resultados finais das provas realizadas ontem. Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza foram os campeões da classe Snipe, e comentaram sobre o fim de semana em Caraguatatuba.

”Ontem foi um vento bem mediano, no começo estava fraco mas encontramos umas rajadas e conseguimos andar bastante. Estamos velejando juntos faz uns 2 anos, o último campeonato que a gente ganhou foi na Semana de Vela em Ilhabela, queremos evoluir cada vez mais, me sinto cada vez mais confiante”, comentou João Vitor Souza.

Na classe Tempo, a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer ficou com o primeiro lugar. Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz foram os campeões.

Na Optimist, classe com maior número de velejadores no Festival, Felipe Baszynki foi o grande vencedor. Já Guilherme Munhoz saiu de Caraguatatuba com dois troféus: da classe Raceboard e da IQFoil.

”Tivemos um ótimo evento. Na vela quem manda é o vento. No primeiro dia teve uma frente fria muito forte, para preservar o bem estar dos velejadores resolvemos não fazer a regata, foi a decisão certa pois no segundo dia tivemos as condições perfeitas. Hoje nós esperávamos um vento um pouco mais fraco, mas acabou nem entrando”, explicou Walter Böddener, diretor de regatas do Festival em Caraguá e gerente de eventos da CBVela.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.