Brasil disputa Mundial Jr de Snipe com cinco duplas

Nesta semana, o Brasil defende o título do Mundial Júnior de Snipe no Clube de Vela Atlântico, em Leixões, Portugal. A tradicional competição para atletas com até 22 anos conta com cinco duplas do país.Marina da Fonte e Tiago Monteiro (Cabanga Iate Clube) estão entre os top 10 após quatro regatas disputadas.

As outras tripulações são formadas por Bernardo Peixoto e Marcos Arndt (YC Bahia|YC Ilhabela), Gabriela Bartijotto e Sara Strauss (Clube de Campo SP), Frederico Francavilla e Gustavo Malagrine (YCSA), e Caio Bailly e Bruna Patricio (Charitas/YCSA). O brasileiro Ellion Santana (Internacional de Santos) está na proa do português João Pontes.

Os norte-americanos Justin Callahan e Noah Zittrer lideram provisoriamente. Participam do Mundial Júnior de Snipe 38 barcos de Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Japão, Itália e Portugal. Os vencedores levam para casa o Troféu Vieri Lasinio Di Castelvero.

Os brasileiros defendem a hegemonia na categoria. Na edição de 2019, em Ilhabela (SP) os cariocas Gustavo Abdulklesh e Leonardo Motta ficaram com a medalha de ouro superando em pontos os portugueses Mafalda Pires de Lima e Tomás Pires de Lima, que terminaram com a prata. A terceira colocação do evento foi para os baianos Rafael Rizzato e Gerald Wicks.

”A equipe brasileira está muito animada em participar desse mundial, mantendo nossa tradição em competições de Snipe. Mesmo com as dificuldades referentes ao cambio e logística de viagem, a gente montou um time forte”, disse Paola Prada, coordenadora da classe. O multicampeão Bruno Bethlem está com a equipe em Portugal.

No Mundial de Snipe Júnior, o Brasil tem ao todo nove conquistas. Os primeiros campeões foram Torben Grael e Eduardo Mascarenhas, em Mission Bay, nos Estados Unidos, em 1978. A penúltima edição também teve o país no lugar mais alto do pódio com os gaúchos Tiago Brito e Antonio Rosa, em La Coruña 2017.

Resultados de 2022 aqui