Flotilha do YCSA em peso nas Semana de Ilhabela

O Yacht Club Santo Amaro – YCSA está presente com atletas do Optimist e de outras categorias nos principais campeonatos do ano em Ilhabela (SP).

Na Semana de Monotipos, que terminou no último domingo (17), 16 representantes do clube paulista estiveram na água. As provas da classe de introdução à vela foram realizadas em três dias com sede na Escola de Vela Lars Grael.

O time infanto-juvenil teve apoio dos técnicos Geison Mendez, Rafael De Moritz e Fabio Melchert. O multicampeão Robert Scheidt, que também representa as cores do YCSA, esteve em Ilhabela (SP) para tirar foto com os jovens.

No Infantil Feminino, Sarah Biekarck ficou com a medalha de ouro, seguida por Zoe Bakx. No Juvenil Feminino, Ana Maria Gordinho ficou com a prata, a mesma colocação de Theo Sartor. Matteo Bosso foi o terceiro na categoria.

”Foram três dias de ventos variados e finalizamos com rajadas chegando aos 30 nós! Parabéns ao nosso Theo Sartor e Matteo Bosso pelos pódios. Grande parte da flotilha participou de uma semana intensa de treinos na Ilhabela se preparando para esse campeonato em conjunto com os velejadores da Escola de Vela Lars Grael”, disse Sabrina Biekarck, capitã da Flotilha Garoa do YCSA.

O clube também esteve presente em outras classes na Semana de Monotipos como Laser, Finn e Snipe com atletas medalhistas. O destaque ficou para a dupla de 420 formada por Carolina Witsiers e Thomas Ferreira, que derrotou os representantes do Brasil no Mundial da Juventude Alex Kuhl e Handrey de Jesus (YCI). O bronze ficou para Marina Uegama e Hector Meilli do YCSA. 

E desde o último domingo (24), velejadores do YCSA participam da tradicional Semana de Vela de Ilhabela, evento que conta com mais de 100 barcos e está em sua 49ª edição. O principal velejador do país, Robert Scheidt, é o destaque da competição correndo no C30 Caballo Loco, vencedor da regata de abertura na categoria.

Além do bicampeão olímpico, o clube conta com os veleiros Fantasma (RGS), SilverTip (RGS), Orson (ORC), Espetáculo (HPE25) e Crazy Phoenix (HPE25).

O Fantasma, por exemplo, é um Delta 32 tripulado por amigos velejadores do YCSA e corre na RGS B fazendo a primeira participação com a equipe atual na Semana de Vela de Ilhabela. O time é formado por Rafael Guimarães, Fabio Goulart, Valeria Drumond, Ligia Stocco Polonio, Lucca Stocco Polonio, Luiz Aguiar, Drausio Morganti e Marcello Polonio.

”Nossa expectativa é o aprendizado para que no futuro próximo possamos conquistar resultados expressivos”, contou Marcello Polonio.

Mundial Junior de Match Race

Terminou neste fim de semana o Mundial Júnior de Match Race 2022, evento realizado no AAPC Voile Sportive, em Pornichet, na França. As regatas foram disputadas em barcos da classe J/80 com balão assimétrico com velejadores menores de 22 anos. 

O time brasileiro terminou na nona colocação geral e teve três atletas do YCSA no veleiro:  Nicolas Bernal, Gabriel Michaelis e Lucas da Cruz. A equipe teve ainda Giovanna Prada e Vinicius Pereira. A medalha de ouro ficou com os norte-americanos Jeffrey Petersen, Max Brennan, Scott Mais e Samantha Hemans, seguido pelos quartetos de Suécia e França.

Nicolas Bernal é apoiado pelo programa Bolsa Atleta do Governo Federal. E Gabriel Michaelis tem apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Neste mês, Bernal liderou o trio brasileiro vencedor do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022, junto com Felipe Fonseca e Mathias Reimer, todos do Yacht Club Santo Amaro. Os garotos do YCSA venceram o evento em Wisconsin, Estados Unidos.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.