Brasil disputa Mundial Junior de Match Race com três atletas do YCSA

O Campeonato Mundial Junior de Match Race teve início nesta semana no AAPC Voile Sportive, em Pornichet, na França.

A equipe brasileira conta com três velejadores do Yacht Club de Santo Amaro – YCSA nas regatas barco contra barco para atletas até 21 anos.

São eles: Gabriel Michaelis, Nicolas Bernal e Lucas di Célio Pinheiro da Cruz. A tripulação tem ainda a paulista Giovanna Prada, filha do medalhista olímpico Bruno Prada, e o pernambucano Vinícius Gondim. 

As provas na França, com mais de 40 graus de temperatura, foram disputadas em cinco flights (cada flight inclui quatro disputas). Os barcos usados no evento para a nova geração da vela são os J80. São 12 equipes de dez países e as regatas vão até o sábado (23).

A equipe brasileira venceu os matches contra EUA e Dinamarca, mas acabou derrotada pela Nova Zelândia, Itália e Suécia na estreia desta terça-feira (19). A tripulação está em busca de entrosamento durante a competição.

”No início do dia, tivemos muita dificuldade em velejar neste barco, além disso, é a primeira vez que velejamos com esta tripulação completa. No final do dia o vento diminuiu, então as condições ficaram mais fáceis para nós, decidimos voltar ao básico e deu certo”, disse Nicolas Bernal.

”No decorrer das regatas a gente identificou os erros e vamos analisar os vídeos para obter melhores resultados no decorrer da competição. No começo foi difícil, pois estávamos brigando mais com o veleiro do que com os adversários! Quando o vento diminuiu, a gente focou mais no match race do que no barco”, concluiu o atleta apoiado pelo programa Bolsa Atleta do Governo Federal. E Gabriel Michaelis tem apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Nicolas Bernal liderou o trio brasileiro vencedor do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022, junto com Felipe Fonseca e Mathias Reimer, todos do Yacht Club Santo Amaro. Os garotos do YCSA venceram o evento em Wisconsin, Estados Unidos.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Foto: Bruno Bouvry