Definidos todos os classificados da SSL Gold Cup

Os últimos classificados para SSL Gold Cup Finals foram conhecidos neste domingo (17), nas eliminatórias disputadas no Lago Neuchâtel, na Suíça. As nações África do Sul, Malásia, Tailândia e Ucrânia venceram os duelos eliminatórios e carimbaram vaga para as regatas finais no Bahrein, a partir de 28 de outubro.

A chamada Copa do Mundo da Vela terá ao todo 40 equipes, que se enfrentarão numa espécie de mata-mata. O Brasil, que tem o bicampeão olímpico Robert Scheidt no comando, já está garantido na fase oitavas-de-final.

O qualificatório da SSL Gold Cup 2022 começou no dia 19 de maio com as eliminatórias no mesmo Lago Neuchatel. Todas as nações classificadas do Top 25 ao 56 no Ranking da SSL Nations (com base nos números de janeiro de 2022) se enfrentaram em oito grupos de quatro equipes cada. Foram ao todo cinco etapas. 

Como a Copa do Mundo da Fifa, a SSL Gold Cup oferece um desafio singular com oportunidades iguais para todas as equipes, que correm exatamente no mesmo barco, o SSL 47, um veleiro de alto-desempenho de 14 metros, entregue pela organização.

Os sul-africanos tiveram desempenho especial nesta semana na Suíça e avançaram sem precisar das regatas finais do domingo (17). Ficou para Índia e Malásia definir a última vaga no Bahrein 2022.

“Tivemos uma ótima semana, tudo dentro e fora do barco funcionou bem e foi realmente sem estresse. Nosso apelido é Ubuntu, que significa diversidade, e não há evento de vela mais ‘ubuntu’ do que a SSL Gold Cup, aqui com tantos países diferentes, com tantas histórias e origens, é fantástico. Além de tudo, ver a equipe ucraniana vencendo sua chave foi muito emocionante. Esta é a SSL Gold Cup e estamos felizes por fazer parte disso”, disse Ian Ainslie, capitão do time da África do Sul.

O SSL Team Ucrânia começou o dia precisando de apenas um ponto para garantir a qualificação.E  Para o SSL Team Tailândia, a equação foi igualmente clara – ou terminava em 3º ou acima para eliminar Singapura. E o resultado se deu!

As equipes qualificadas via eliminatórias foram: Antigua & Barbuda, Estônia,Irlanda, Taiti, Eslovênia, Lituânia, Portugal, República Tcheca, Peru, Chile, Omã, Cuba, África do Sul, Malásia, Tailândia e Ucrânia.

Já classificado para as oitavas-de-final, o Brasil voltará a treinar na Suíça em agosto com equipe completa. O barco disputou um dos eventos-teste e ficou em segundo lugar, só perdendo a regata final para a Croácia no ano passado.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reunirá 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

Foto: Martina Orsini

Texto: Flávio Perez