Lars Grael e Guilherme de Almeida vencem VII Distrito de Star no YCSA

O título do Campeonato do VII Distrito da classe Star ficou com Lars Grael e Guilherme de Almeida neste domingo (29). A dupla campeã mundial e atual bicampeã brasileira venceu a última das duas regatas finais no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP), e levou o tradicional evento da vela brasileira.

Lars Grael e Guilherme de Almeida chegaram ao último dia na Represa do Guarapiranga pressionados na tabela, mas logo na primeira prova conquistaram o título matematicamente por antecipação com apenas 8 pontos perdidos. A medalha de prata ficou para Felipe Etchenique e Ubiratan Matos com 12 pontos perdidos e o bronze para Marcelo Fuchs e Arthur Lopes com 15 pontos perdidos.

O campeonato contou com 12 duplas e seis regatas disputadas com a entrada de um descarte do pior resultado. As provas do domingo (29) tiveram ventos no quadrante norte de média intensidade. Lars Grael e Guilherme de Almeida ganharam a primeira, e Felipe Etchenique e Ubiratan Matos a última.

”Tivemos 12 embarcações de altíssimo nível e a colaboração do vento que ajudou muito nesses três dias. Foram dias felizes, com duas vitórias no primeiro, depois na metade do campeonato com alguns problemas e provas de recuperação, e no fim com o título antecipado”, disse Lars Grael, medalhista olímpico, que faturou seu décimo VII Distrito de Star da carreira.

”Foi importante voltar à Guarapiranga e velejar com o proeiro Guilherme Almeida. Tenho paixão pela vela, vontade de se divertir, disposição física, pois o barco exige muito da gente”.

Vencedores da última prova do dia, Felipe Etchenique e Ubiratan Matos subiram de posições nas últimas quatro regatas depois de um início irregular. A medalha de prata chegou a ser surpreendente para o atleta olímpico de Atlanta 1996 Felipe Etchenique, que velejou pela primeira vez no Star. ”O Felipe é um ótimo tático e timoneiro, mesmo fazendo sua estreia na categoria. Nos demos muito bem no barco, vencendo a última regata”, explicou Bira Matos.

O barco foi disponibilizado pelo primeiro medalhista olímpico da vela, Reinaldo Conrad, que acabou não conseguindo disputar o VII Distrito. O evento foi realizado no YCSA, tradicional clube da vela brasileira, que rendeu inúmeras medalhas olímpicas. Além disso, o Yacht Club Santo Amaro promove campeonatos de ponta e investe na vela jovem.

”Foi um prazer para o YCSA receber o evento da classe, com muita tradição e muitos campeões da modalidade. Demos sorte nas condições de ventos, que aumentou no fim. Foi um sucesso, todos gostaram”, explicou Marcos Biekarck, diretor do YCSA.

Resultados após 6 regatas

1º – Lars Grael / Guilherme Almeida – 7 pontos

2º – Felipe Etchenique/ Ubiratan Matos – 12 pontos

3º – Marcelo Fuchs/ Arthur Lopes – 15 pontos

4º -André Diomelli / Marcelo Jordão – 22 pontos

5º – Antonio Moreira / Arcelio Moreira – 23 pontos

6º -Wagner Bojlesen / Henrique Cabette – 21 pontos

7º – Felipe Haddad / Marco Lagoa – 31 pontos

8º – Admar Gonzaga / Ronald Seifert – 32 pontos

9º – Dino Pascolato / Samuel Gonçalves – 33 pontos

10º – Renato Cruz / Fernando Ilha – 42 pontos

11º – Bruno Caruso / Juan de La Fuente – 54 pontos

12º – Beto Hackerott/ Ricardo Siemsen – 61 pontos

Fotos do terceiro dia do VII Distrito de Star 2022 — https://photos.app.goo.gl/QyL62oujzAVDtdjB9

O VII Distrito da Classe Star foi organizado pelo YCSA, CBVela – Confederação Brasileira de Vela, FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo e Secretaria do VII Distrito da Classe Star. O patrocínio máster da competição é da Terra Nova Trading, com apoios de Cervejaria Madalena, Witech, Winebrands, Caktus, On Board Sports e Regatta.