Départ de la CIC Normandy Channel Race, remontée fu Canal à Caen la Mer Caen le 15 mai 2022 Photo © Jean-Marie LIOT #CICNCR2022

CIC Normandy Channel Race larga para sua 13ª edição

A regata CIC Normandy Channel Race teve início neste domingo (15) na cidade de Caen, na França, com 30 barcos na linha de largada.

O evento chega à sua 13ª edição e conta com duplas a bordo de Class40, tradicionais veleiros de 40 pés bem conceituados na Europa

A Normandy Channel Race é uma regata que sai da Normandia até a Irlanda, passando pela costa sudoeste da Inglaterra e por ilhas da região.

A prova tem um percurso de cerca de 1000 milhas náuticas de navegação pelo Canal da Mancha e Mar Céltico.

O percurso é exigente em áreas de navegação complexas permitindo todos os jogos táticos, a um ritmo de prova muito elevado.

Será um verdadeiro sprint de uma semana da Normandia à Irlanda, voltando à região dos Calvados.

”A primeira parte, até à Ilha de Wight, é uma regata clássica de oceano pelo canal da Mancha, com uma interessante rota costeira em frente às praias onde ocorreu o desembarque do Dia D da segunda Guerra Mundial”, explicou Manfred Ramspacher, CEO da Sirius Event, organizadora da prova.

A largada foi com ventos fortes no domingo (15) com rajadas superiores a 25 nós. Boa parte das duplas deve correr nos próximos meses a Globe40, volta ao mundo dos Class40.

No começo, os velejadores fizeram um percurso de 7 milhas pela Baía do Sena, até zarpar rumo à Irlanda.

Os velejadores agora são acompanhados por tempestades enquanto navegam ao longo da costa sul da Inglaterra.

”Tivemos algumas tempestades incríveis com muitos raios e chuva pontuando nossa passagem no final do Solent e no início de nossa jornada para o oeste. Foi muito bonito, mas igualmente muito preocupante”, relatou o francês Ian Lipinski, capitão do Class40 Crédit Mutuel.

Na atualização da tarde desta segunda-feira (16), o Iner Invest estava na liderança, seguido pelo Queguiner Innoveo.

Acompanhe em tempo real — https://normandy-race.com/en/follow-the-race/

Foto: Jean-Marie Liot.