E1 Series anuncia primeira equipe de lancha elétrica

O The Venice Racing Team é a primeira equipe confirmada para a E1 Series 2023. A bandeira do time é italiana.

A categoria das lanches elétricas, irmã da Formula E, usará um modelo sustentável para as regatas ao redor do mundo.

Criada por um grupo de especialistas em corridas e indústria especialmente para competir na E1, a equipe fornecerá uma plataforma para as pessoas e empresas de Veneza que desejam um mundo mais sustentável.

A revolução elétrica chegou oficialmente à água com o primeiro barco de corrida totalmente elétrico do mundo! 

A corrida inicial deve ser em Mônaco e as conversas com várias localidades européias estão avançadas, notadamente com Rotterdam e em Budapest, onde o circuito será montado no Danúbio, em frente ao Parlamento.

Neste mês, a  E1 Series começou a tomar forma com o primeiro teste do RaceBird. O inovador barco de corrida de foil elétrico atingiu a água no Rio Po, perto de San Nazzaro, no norte da Itália.

O protótipo RaceBird realizou uma série de testes técnicos e verificações de sistemas com o ex-campeão mundial de lanchas Luca Ferrari no comando.

Os testes continuarão por várias semanas e se concentrarão na configuração e na análise de desempenho, e na avaliação das características do hidrofoil em diferentes condições de regata.

”Até agora, o RaceBird superou as expectativas, especialmente com o desempenho, agilidade e capacidades de curva. Os níveis de desempenho atuais estão exatamente onde queríamos que estivessem, ajudando a promover emocionantes corridas perto da costa. Nas próximas semanas, continuaremos realizando mais testes e coletando os dados necessários”, disse o CEO Rodi Basso.

O teste marca a primeira página de um novo capítulo na eletrificação da indústria naval, com foco na aceleração de tecnologias futuras para a saúde das águas.