Resultados da Copa Brasil Master 2022 no YCP

A terceira edição da Copa Brasil Master de Vela terminou neste fim de semana no YCP – Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP).

Mais de 50 atletas masters competiram na Represa do Guarapiranga nas classes ILCA 7 e ILCA 6, que ainda integram o calendário olímpico, e Snipe, categoria mais prestigiada da modalidade no Brasil e classe Pan-Americana. 

Participaram velejadores de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Brasília (DF), Antonina (PR), Niteroi (RJ), João Pessoa (PB) e Guaratuba (PR). As regatas foram divididas em dois fins de semana, abrindo com a ILCA e encerrando com a Snipe.

As categorias master na classe ILCA iniciam aos 35 anos em faixas de 10 anos (AM – Aprendiz Master, M – Master, GM – Grand Master, GGM – Great Grand Master e 75+); na classe SNIPE, aos 45 anos (AM, M, GM e ML – Master Legend).

“Observa-se que os eventos Master em diversas modalidades multiplicam-se e ocupam atualmente um lugar de destaque no cenário esportivo”.

”A categoria Master veio para prolongar a vida esportiva de atletas competitivos, possibilitando a participação em disputas de alto nível entre atletas que gostam do desafio competitivo, tendo o benefício da prática esportiva, bem como da camaradagem e convívio social”, explicou Manfred Kaufmann Jr, organizador do evento e experiente velejador de monotipos e oceano.

O velejador correu os Jogos de Moscou 1980 na classe Flying Dutchman defendendo o Brasil. Manfred criou o Grupo Vela Master Brasil com inspiração na experiência vivenciada no World Master Games em abril de 2017, na Nova Zelândia, com 200 participantes só na ILCA.

Os masters na Snipe foram Fernando Hackerott e José Hackerott, seguidos por Juan de la Fuente e Renata Bellotti, e Renato Machado de Almeida e Thomaz Ferraz. Na ILCA 6, o campeão foi Carlos Wanderley e na ILCS 7, o ganhador foi Ian McKee.

Vale destacar que os três primeiros da ILCA 6 empataram em pontos no cômputo geral, sendo o desempate decidido pelos critérios estabelecidos pela World Sailing.

É um evento anual que congrega a categoria master da vela nacional. A competição é organizada pela VMB – Vela Master Brasil e pela Diretoria de Vela do YCP – Yacht Club Paulista, com patrocínio da B.Y.O.M. Cosméticos e apoio da Regatta e da Decathlon Morumbi.

As outras edições da Copa Brasil Master ocorreram em agosto de 2019 no Rio de Janeiro (RJ) levando 67 barcos e em julho de 2021 em Brasília (DF) com 34 barcos.

Regatas no YCP

Os primeiros dias para as classes ILCA contaram com ventos fracos, condições totalmente diferentes na semana seguinte, com uma surpreendente porradaria de vento no sábado (23) na Guarapiranga.

A primeira etapa teve três dias de ventos fracos a médios do quadrante Sul, duas regatas por dia, proporcionando regatas técnicas e dando tempo aos participantes confraternizar após as provas, característico da categoria master.

”Os snipistas não tiveram tanta sorte com as condições de vento. A previsão para os dois primeiros dias não se confirmou e apenas três regatas foram disputadas com ventos do quadrante Norte bastante variáveis. No terceiro dia a flotilha acabou não indo para a água em função de ventos muito fortes, com velocidades bem acima dos limites da regra”, disse Manfred Kaufmann Jr, organizador do evento.

Texto: Flávio Perez

Foto: Will Carrara