Australia SailGP Team helmed by Tom Slingsby race past the Golden Gate Bridge in the Grand Final on Race Day 2 of San Francisco SailGP, Season 2 in San Francisco, USA. 27th March 2022. Photo: Thomas Lovelock for SailGP. Handout image supplied by SailGP

Austrália vence a SailGP Season Finale

A Austrália venceu o Campeonato de SailGP pelo segundo ano consecutivo derrotando o Japão e os Estados Unidos na Grande Final, que ocorreu em São Francisco, na Califórnia.

Os australianos comandados por Tom Slingsby derrotaram condições incrivelmente difíceis para saírem com mais um título, repetindo o feito de 2019.

Os cangurus foram dominantes em todo evento batizado  Mubadala Sail Grand Prix a bordo dos catamarãs voadores

O Japão tinha Nathan Outteridge no comando e os EUA o multicampeão de America’s Cup Jimmy Spithil.

O dia final na Baía de São Francisco teve colisões entre a França e a Nova Zelândia e a Espanha e os EUA, enquanto duas regatas foram abandonadas e reiniciadas – incluindo a própria Grande Final devido a uma baleia entrar na raia.

Mas, uma vez que a prova foi reiniciada, os australianos superaram toda essa adversidade para provarem o talento da Oceania na vela.

“Nunca vimos esse nível na raia em nenhum lugar do mundo”, disse Tom Slingsby. “Você sempre fala sobre ‘Quem é o melhor velejador do mundo?’, mas estar aqui com todos os barcos iguais faz com que seja enorme para mim e que a Austrália tenha saído campeã”.

“Podemos nos considerar os melhores velejadores do mundo. Isso é mais importante do que dinheiro”.

Apesar de perder na final, os Estados Unidos conseguiram correr, tendo sofrido sérios danos no casco quando os espanhóis colidiram com seu barco durante a prova de abertura do dia.

Mas, apesar do rápido trabalho de reparo que garantiu que eles pudessem correr, e um grande número de fãs torcendo por eles da costa, a equipe de Jimmy Spithill só conseguiu um terceiro lugar na final, continuando seu recorde negativo de nunca ter vencido um evento de SailGP.

Enquanto a Austrália comemora seus sucessos consecutivos, eles também devem começar a se preparar para a defesa do título com a terceira temporada começando em pouco mais de um mês, com o Bermuda Sail Grand Prix ocorrendo de 14 a 15 de maio.

Texto: Flávio Perez