Brasileiras bicampeãs olímpicas da vela entre as líderes mundiais do ranking da SSL

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze aparecem entre as primeiras colocadas do ranking mundial divulgado nesta semana pela SSL – Star Sailors League.

As brasileiras, que estreiam na temporada 2022 nesta quarta-feira (16) na 49erFx, na Olympic Week, em Lanzarote, na Espanha, estão em segundo lugar no feminino do mês de fevereiro. A pesquisa conta com 113.000 atletas analisados de mais de 150 países.

Martine Grael está sexta posição do geral entre as timoneiras, enquanto Kahena Kunze é a terceira melhor proeira da SSL.  As duas fazem parte do SSL Team Brazil na Gold Cup. O time liderado por Robert Scheidt já está nas quartas-de-final da chamada Copa do Mundo da Vela. A fase de mata-mata será em novembro deste ano, na Suíça. No ranking de países, o Brasil ocupa a 13ª colocação.

A Seleção Brasileira de Vela realizará antes um período de treinamentos em Grandson, na Suíça, entre os dias 7 e 14 de agosto visando a SSL Gold Cup. Os treinos têm o objetivo de entrosar a tripulação. Será a segunda vez que a seleção brasileira se reunirá para a SSL Gold Cup. Em 2021, a equipe ficou com a medalha de prata no evento-teste.

”O grupo é muito forte e conta com velejadores de ponta na vela mundial. Temos campeões em muitas categorias, o que ajuda muito no desempenho da tripulação. Nosso objetivo é contar sempre com o que há de melhor na modalidade no País”, disse o medalhista olímpico Bruno Prada, gerente da equipe brasileira.

A dinamarquesa Anne-Marie Rindom é a líder do ranking feminino da Star Sailors League. A atleta foi campeã olímpica em Tóquio 2020 na classe Laser Radial. Além da equipe dinamarquesa na Gold Cup, a atleta integra o Team Denmark na SailGP. Entre as proeiras, a britânica Anna Burnet está no top do ranking.

O neozelandês Peter Burling, bicampeão olímpico e da America’s Cup é o primeiro do ranking masculino e geral. Seu proeiro Blair Tuke é o líder da sua função.

Sobre a Olympic Week, em Lanzarote, torneio que recebe grandes velejadores do mundo todo e marca a abertura das competições do ano, Kahena Kunze disse ser um evento importante para o início de ciclo. “Ano passado essa foi uma regata muito importante para gente. Aqui é um treino, um recomeço muito importante para nós como equipe, troca de treinadores e material. Uma regata para recomeçar o ciclo para Paris, devagar. Uma raia muito boa para correr e treinar coisas específicas, das manobras e testes de  equipamentos”, disse Kahena Kunze.

“O bom é que as condições são muito parecidas, então treinamos bem quando fica vento forte, fraco, porque ficam constantes. Estamos aqui experimentando situações. O pódio é um objetivo. Em uma competição sempre damos o máximo, mas não depende apenas de nós. Temos condições da natureza, mas faremos de tudo para chegar no pódio”, completou a proeira número 2 do ranking mundial.