Brasileiro de Snipe 2022 fica com Ju Duque e Rafa Martins

Os baianos Juliana Duque e Rafael Martins conquistaram neste sábado (29) o título do Campeonato Brasileiro de Snipe, evento disputado no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES), com 35 duplas de nove estados do País. Os medalhista pan-americanos assumiram a liderança da competição no segundo dia e administram a vantagem até as regatas finais. Foi o primeiro ouro em campeonatos nacionais da dupla na categoria.

Os representantes do Yacht Club da Bahia eram apontados como favoritos ao primeiro lugar, mas tiveram que provar na água essa previsão! Foram quatro vitórias em oito provas disputadas na edição de número 72 do campeonato.

A medalha de prata ficou com os baianos Bernardo Peixoto e Lucas Gabor Urmenyi, que levaram o título júnior, e o bronze com os bicampeões mundiais Bruno Bethlem e Dante Bianchi. As regatas finais foram disputadas na manhã de sábado em virtude da entrada da frente fria na capital capixaba no período da tarde.

”É um momento muito especial para nós! Nosso primeiro campeonato. As regatas foram em cenários diversos, com ventos fracos e mais fortes. Antes eu velejava apenas de feminino, mas é tudo questão de querer e treinar. Podemos velejar em qualquer modalidade ou classe”, afirmou Ju Duque.

A fase de Juliana Duque na classe Snipe é provavelmente a melhor de sua carreira! Ao lado do marido Rafael Martins, a timoneira baiana faturou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Em 2020, os dois ficaram no Top 10 do Mundial de Snipe de Ilhabela (SP) e no ano seguinte, em 2021, ganharam o Paulista. Juliana também foi campeã mundial em São Paulo (SP) ao lado de Mila Beckerath.

”Estamos muitos felizes! Nunca pensei de chegar em um nível desse. Ganhamos um campeonato com pouco vento na Guarapiranga, zona Sul, em São Paulo. Já aqui teve muito vento, a expectativa era grande para velejar no campeonato. Na última edição quase ganhamos e ficou um gostinho de querer mais! Enfim, conseguimos. Estamos muito felizes! Isso é fruto do nosso trabalho é nós velejamos muito de snipe para conquistar o título!”’, contou Juliana Duque.

A categoria Snipe é uma das mais concorridas do país. Já passaram por ela os maiores nomes da modalidade, como Torben Grael, Lars Grael e Robert Scheidt. O Brasil detém os títulos mundiais no geral e no feminino. No ano de 2019, em Ilhabela (SP), Henrique Haddad e Gustavo Nascimento foram os vencedores.