Barco AC 40 em produção para America’s Cup

Pouco mais de 11 meses desde que o AC75 ‘Te Rehutai’ da Emirates Team New Zealand cruzou a linha de chegada para conquistar a 36ª America’s Cup, sua ‘classe irmã mais nova’ – o AC40 já está em produção.

Enquanto grande parte do mundo estava tendo uma pausa bem merecida durante a transição de 2021 para 2022, a máquina de regata ganhava vida na McConaghy Boats.

Engenheiros trabalharam 24 horas por dia, 7 dias por semana, esculpindo as ferramentas para o casco da nova classe.

A forma do AC40 é baseada no Te Rehutai – mas já é um passo geracional incorporando uma série de desenvolvimentos aprendidos após a conclusão do AC36 no ano passado.

No estilo usual da America’s Cup, o cronograma de design e produção do AC40 foram altamente condensados.

Mas adeu certo devido a uma colaboração global liderada pela equipe do Emirates Team New Zealand com Dan Bernasconi e Richard Meacham, central para o gerenciamento do processo de produção com Mark Evans Group Managing Diretor da McConaghy Boats.

”Embora a gênese do projeto AC40 venha do design familiar e da inovação das pessoas do departamento de design da Emirates Team New Zealand, realmente tivemos que ultrapassar os limites, utilizando uma combinação do melhor da indústria naval da Nova Zelândia, bem como principais parcerias offshore”.

”Elementos especializados, como as plataformas, estão sendo construídos pela Southern Spars e o talento de construção de barcos que temos nas instalações de construção da ETNZ está produzindo os braços laminados”.

”Também temos uma grande parceria utilizando o poder de produção de uma organização como a McConaghy Boats na China para os cascos, decks e equipamentos, bem como o grupo North Sails Marine com o pacote aerodinâmico”, disse Richard Meacham.

A McConaghy Boats vem construindo barcos de regatas compostos com tecnologias de construção líderes há mais de 50 anos em uma variedade de classes de Maxi, como Wild Oats (o iate de maior sucesso na Sydney Hobart).

Em ventos fracos, o AC40 deverá ser capaz de navegar até 26 nós a 46º a favor do vento e 30 nós de velocidade do barco a 138º a favor do vento.

Nos limites superiores de 20 nós, espera-se que as velocidades do barco aumentem para 39 nós a favor do vento a 41º e 44 nós a um ângulo de 155º a favor do vento.

”Normalmente durante a construção de um barco AC a equipe de projeto tem um pouco mais de tempo para desenvolver e finalizar a hidráulica , eletrônicos e sistemas, mas como o processo de produção é tão rápido neste caso, tivemos que finalizar muito mais de nossos projetos em relação a essas áreas antecipadamente e garantir que eles estejam corretos”, disse Dan Bernasconi.

Enquanto as equipes da America’s Cup usarão seus AC40 para testes, desenvolvimento e treinamento de competição e eventos preliminares, eles serão usados ​​para a Copa América Feminina e Juvenil como uma ferramenta fundamental para criar o caminho para a Copa América para mulheres e a próxima geração de marinheiros frustrados.