Simpósio de Segurança do Navegador Amador une comunidade náutica e especialistas

Mais um dia de muito aprendizado e troca de experiências no XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Um dos maiores encontros sobre o segmento no País reservou o sábado (16) para palestras com especialistas em navegação.

Autoridades da Marinha do Brasil, velejadores e instrutores exploraram diversos temas como Tribunal Marítimo e expedições, como a do paulista Beto Pandiani. As palestras foram abertas pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor Geral de Navegação e logo seguida foi feita a abertura oficial pelo Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

Na véspera, os participantes fizeram as atividades práticas no chamado Dia de Mar. O Simpósio de Segurança do Navegador Amador é realizado pelo YCI, em parceria com Marinha do Brasil e Soamar-SP, além do apoio da Prefeitura de Ilhabela e a organização da Full Time Eventos e Turismo.

”Temos a honra de receber nada mais nada menos que seis Almirantes, cada um com uma apresentação dedicada com a sua área de especialização e certamente já contribuíram e vão contribuir para a melhor formação de nossos capitães, mestres e arrais que amanhã se submeterão às provas, como eu costumo a dizer, a cereja do bolo desse simpósio”, comentou o Comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa.

“O participante pode vir aqui, aprender e sair com a sua carteira de habilitação em mãos, tudo muito rápido, ele presta sua prova aqui, no mesmo dia fica sabendo o resultado e já sai com a carteira em mãos”.

Abrindo mais uma palestra o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos falou seguido pelo Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira – Diretor de Portos e Costas, que palestrou sobre “A Importância do Simpósio”.

“Os conhecimentos que foram adquiridos aqui contribuem muito para que as pessoas saiam melhor preparadas para se fazerem ao mar. O importante é que segurança é uma cultura e a cultura a gente constrói no dia-a-dia'”, contou o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.

“Parabéns à organização do evento, nós da diretoria estamos muito satisfeitos com a parceria. As vidas que serão salvas serão o nossos principais ativos!”

Márcio Dottori, engenheiro naval, fundador do Minuto Náutico, fez uma palestra voltada para os métodos de preparação para travessias, seja em regatas ou lazer. O objetivo da atividade foi, segundo o especialista, transmitir as experiências dele para que outras pessoas não precisem trilhar o mesmo caminho difícil que passou.

”O que pode e o que não pode fazer, o que deve e o que não deve fazer. Esse é o nosso objetivo, auxiliar novos navegadores sobre o conhecimento e a segurança”, comentou Márcio Dottori.

O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Presidente do Tribunal Marítimo, também foi um dos palestrantes, assim como a Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes, Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas, que palestrou sobre os Aspectos Práticos da Normam 03.

O também instrutor do Dia de Mar, Marco Ferrari, falou sobre “Sobrevivência no Mar” em uma palestra cheia de demonstrações e participação do público presente.

O Primeiro Tenente Kenzo Kikuchi falou sobre a Autoridade Marítima e a Segurança do Tráfego Aquaviário.

Presenças de Autoridades 

O evento contou com a presença de autoridades do mundo náutico, incluindo da CBVela, a Confederação Brasileira de Vela, representado pelo seu Presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro. O líder da CBVela chegou ao País na semana após visita técnica à sede da vela em Marselha, onde serão realizadas as regatas de Paris 2024.

Marco Aurélio reforçou que o Brasil é o país do mar e a ideia é atrair cada vez mais pessoas para navegar ou fazer atividades na nossa costa. ”Para que elas venham é preciso ter segurança, então simpósios desse tipo são fundamentais para criar uma massa crítica que vai levar para todos os praticantes uma mensagem de que o mar é seguro. A gente que às vezes adota condutas inseguras. Então o ideal é aprender a curtir essa força da natureza fantástica que é o mar, de uma maneira responsável”.

!Parabéns ao Yacht Club de Ilhabela por ter feito essa iniciativa, à Marinha do Brasil, que dispensa comentários pela parceria, pela guarda das nossas costas, por tentar sempre manter o ambiente agradável para que nós possamos praticar nossos esportes, velejar e andar de barco. E a todos os participantes, porque está todo mundo se dedicando a ser profissional e fazer um esporte náutico mais saudável”, concluiu Marco Aurélio.