SSL GOLD CUP T2D1

Team Brazil com 100% de aproveitamento no evento-teste da SSL Gold Cup

A estreia da seleção brasileira de vela no evento-teste da SSL Gold Cup foi perfeita nesta quarta-feira (29), no Lago Neuchâtel, na Suíça. A equipe comandada por Robert Scheidt venceu todas as duas regatas disputadas contra Israel, Omã e Estônia. As provas foram disputadas com ventos fortes variando entre 18 e 22 nós. 

A bordo do SSL Team Brazil estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.

As regatas de estreia exigiram muito da tripulação, principalmente pela forte intensidade dos ventos e as características do barco SSL47. 

”Foi uma boa estreia para o time brasileiro, um dia bastante difícil que testou bastante a nossa tripulação. Essa barco tem uma área vélica enorme com muita potencial mas eu acho que o time conseguiu ter um bom aproveitamento a gente manobrou muito bem o barco em comparação aos barcos do nosso grupo”, disse Robert Scheidt.

O velejador bicampeão olímpico explicou que o time brasileiro fez uma boa primeira regata com poucos erros, dominando do começo ao fim, já na segunda a saída deixou a desejar, mas a boa velocidade e tática de prova ajudaram o time a se recuperar e ganhar.

”Foi um dia que exigiu muito da tripulação muita potência nas velas, muitas decisões e manobras difíceis dadas a intensidade do vento e a área vélica grande que temos no barco. Então estamos bem satisfeitos por ter chegado aí resultado de hoje e amanhã deve ser um dia de ventos fortes mas na direção oposta, vamos ver se conseguimos um bom desempenho”, contou Robert Scheidt.

Nas duas regatas, os resultados foram iguais, com Hungria em segundo, Israel em terceiro e Omã em quarto. Na outra chave, a Suíça lidera com Argentina, Croácia e Estônia atrás. A primeira fase do evento-teste foi disputada no início de setembro e vencida pela África do Sul.

”Na segunda regata perdemos o controle do barco logo na largada e saímos em segundo lugar mas depois recuperamos o vento chegou a aumentar um pouco mais ainda na segunda regata, acabamos tento um melhor controle em relação aos barcos que estávamos competindo”, contou André Fonseca.

”Foi uma boa estreia para a equipe em uma condição de vento forte também, E a expectativa é que para amanhã (quinta) o vento esteja para outro lado do lago, e é um vento que levanta um pouco mais de onda, mas que vai soprar um pouco mais fraco”, finalizou o catarinense.

Resultados oficiais

https://tinyurl.com/4r8etstu

Os dois primeiros países de cada chave avançam ao mata-mata. Na outra chave estão Argentina, Croácia, Hungria e Suíça. As regatas ocorrem até o domingo (3/10).

Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas. 

Assista as regatas em 2D

SSL Team Brazil

1 – Alfredo Rovere – proa

2 – Martine Grael – estratégia & grinder

3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder

4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

6 – Juninho de Jesus – pit & runners

7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

8 – André Fonseca Bochecha: trimmer & grande/trav

9 – Joca Signorini – tática e grinder 

10 – Robert Scheidt – timoneiro

20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

Gerente: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL inventou este formato inovador e os fogos de artifício no final proporcionarão uma conclusão dramática para esta competição global.