África do Sul ganha primeiro evento-teste da SSL Gold Cup

A África do Sul venceu o primeiro evento-teste SSL Gold Cup depois de uma regata acirrada no lago Neuchatel, na Suíça, neste domingo (19).

A equipe foi liderada pelo atleta olímpico Iain Ainslie.

Após a cerimônia do pódio e a merecida chuva de champanhe, as equipes voltarão para seus países.

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022.

A ideia da competição é fazer uma Copa do Mundo de vela, reunindo num mesmo veleiro os melhores velejadores de cada país.

São 56 nações inscritas para as provas do ano que vem. Os barcos são de 47 pés cedidos pela organização.

A sede da SSL estará pronta para receber mais equipes para o treinamento desta semana e, em seguida, para as regatas da segunda fase.

Entram em cena Suíça, Israel, Hungria, Estônia, Omã, Croácia, Argentina de Santi Lange e a seleção brasileira multimedalhista de Martine Grael, Kahena Kunze, Robert Scheidt e Bruno Prada.

O time nacional terá mais representantes de Tóquio 2020 a bordo como Gabriel Borges (49er) e Henrique Haddad (470).

Outros nomes de ponta da vela estão no barco brasileiro, como Joca Signorini, campeão da The Ocean Race 2008-09 e de André Fonseca, com participações em regatas de volta ao mundo, olimpíadas e multicampeão no País na vela oceânica. Completam o grupo Henry Boening Maguila, Alfredo Rovere e Juninho de Jesus.