Promessa da vela online lidera Virtual Edition da Semana de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Virtual Edition teve início nesta terça-feira (20) com regatas das classes Offshore, J-70 e Fareast 28. Líder do ranking nacional, o jovem brasiliense Lucas Dantas, de apenas 16 anos, teve o melhor desempenho entre os mais de 70 participantes do evento online. A competição é realizada pelo segundo ano consecutivo e atrai a atração de gamers de todas as idades.

Lucas Dantas, que foi vice-campeão em 2020, perdendo na final para o gaúcho Phillipp Grochtmann, venceu três das quatros regatas disputadas na abertura do campeonato. Ficou em segundo na outra! Na sequência aparecem Gutemberg Campelo e Marco Colonico. Os competidores são divididos entre grupos e os jogos são realizados pelo simulador virtual Regatta, principal aplicativo da modalidade no mundo.

”Foi uma sensação boa voltar a disputar a Semana de Vela virtual. Faz um mês que estava parado no jogo e estava focado apenas na vela real. Voltar hoje com um campeonato desse tamanho foi muito bom”, disse Lucas Dantas.

Assista as regatas do dia

”Hoje foram realizadas as quatro primeiras regatas da Fase de Classificação. Foram regatas bem disputadas e o líder do Ranking Brasil, Lucas Dantas, já assumiu a primeira colocação, com três primeiros e um segundo lugar”, destacou um dos organizadores da regata virtual Humberto Albuquerque.

A comissão organizadora escolheu as raias de Barbados e Sydney para fazer as regatas desta terça-feira. Os ventos virtuais bateram a média superior a 20 nós. Nesta quarta-feira (21), com base na súmula no primeiro dia de competição, teremos a divisão das novas baterias e estão programadas mais quatro regatas para finalizar essa fase.

Na quinta-feira (22), os 16 primeiros colocados formam a Flotilha Ouro e esperam as duas repescagens, Flotilha Prata e Bronze, para realizar a grande final com 19 participantes. Serão mais quatro regatas que irão definir o grande campeão.

Já a regata presencial, que comemora da 48ª edição, será de 24 a 31 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI) com oito classes. A última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. O evento em sua versão virtual teve realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo.