A Taça tem Dono!

A 10a. regata da America’s Cup foi vencida pelo Te Rehutai, veleiro do Emirates Team New Zealand que, com isso, conquistou a sua 7a. vitória e o direito de ficar com a taça por mais quatro anos.

A regata de hoje foi definida na largada, em que Pete Burling, em outra sacada genial, decidiu escolher o lado direito da raia logo após passar pela linha. Vimos uma breve troca de lideranças, no começo da primeira perna de contra-vento e, no primeiro encontro dos dois veleiros o ETNZ preferiu cambar antes do LRPP mesmo estando com a preferência, com uma liderança bem apertada. Não restou ao LRPP outra alternativa a não ser cambar também, para não pegar o ar sujo do oponente.

No segundo encontro a liderança do ETNZ já estava um pouco mais consolidada e o LRPP teve que arribar e passar a poucos metros da popa do veleiro ne0-zelandês.

A passagem pelo primeiro gate também contou com manobras de “match race explícito”, com o ETNZ cambando bem em frente ao LRPP, deixando de presente uma tonelada de ar sujo, para então liderar a passagem com 7s de vantagem.

Dali em diante, Burling só teve de se concentrar em usar a velocidade maior de seu veleiro para aumentar a vantagem e conquistar a 7a. vitória e a 36a. America’s Cup.

Auckland estava em festa e mesmo os bravos velejadores do Luna Rossa Prada Pirelli foram festejados pela garra com que lutaram até o fim. Segundo Francesco Bruni, esse ainda não é o fim, dando a entender que o time do CEO da Prada, Patrizio Bertelli, irá renovar o desafio ao campeão logo em breve.

Esperamos todos, que o ETNZ escolham novamente Auckland para a disputa, a despeito de circularem rumores de que poderiam transferir a sede da próxima competição para Dubai ou até o Reino Unido.

Celebra-se o hoje o dia de St. Patrick, festa conhecida pelos arroubos etílicos no mundo inteiro. Na Nova Zelândia é de se esperar então que o santo dos Irlandeses seja honrado em dobro!