Após 3 Dias de Competições, o Placar da 36a. America’s Cup Continua Empatado.

O 3o. dia de regatas da 36a. America’s Cup derrubou alguns mitos e parece estar confirmando outros:
Na coluna derrubados, vimos nas duas regatas do dia que quem entrou na zona de largada primeiro perdeu; além disso, não se confirmou que o ETNZ não veleja bem em ventos fracos!
Na coluna confirmados, aparentemente, quem ganha a largada, ganha a regata!

Com ventos em torno de 9 nós, na primeira competição do dia, tanto LRPP quanto ETNZ estavam adiantados e seguraram seus barcos para matar tempo antes da largada. O LRPP, com seus fólios maiores executou a manobra com sucesso, enquanto o ETNZ acabou pousando n’água por alguns segundos, perdendo o timing, saindo cerca de 50m atrás de seu oponente.

Foi uma velejada tranquila para o LRPP que terminou a 5a. regata com uma vantagem de 18 segundos sobre o ETNZ, que teve como prêmio de consolação ter alcançado a velocidade máxima do dia, 39,2 nós.

O LRPP velejou com menor velocidade média, mas com melhor ângulo no contravento e, consequentemente, uma VMG maior, que o o ETNZ.

Na segunda regata do dia, Peter Burling do ETNZ executou uma jogada de mestre sobre Spithill/Bruni ao simular que empurraria seus oponentes contra os limites da zona de largada, para então cambar a bombordo e se afastar para matar tempo (ambos estavam adiantados). Enquanto Spithill/Bruni matavam tempo da forma habitual, Burling, provavelmente depois da lição aprendida na primeira largada, resolveu esticar o máximo a perna e depois acelerar em direção à linha de largada. Enquanto o ETNZ passava a linha a mais de 30 nós, o LRPP lutava para “engatar uma segunda” e não conseguiu sair da faixa dos 20 nós.

A partir daí, a vantagem do ETNZ sobre o LRPP só cresceu, chegando 1.459m e estonteantes 1m41 na linha de chegada. Surpreendentemente, deixado sozinho, o ETNZ não só velejou mais rápido, como conseguiu suplantar o adversário também na VMG média nessa regata.

Uma constatação parece bastante clara: O LRPP já está no auge de sua técnica de manobras e competição devido, em boa parte, à sua participação recente na final da Prada Cup, enquanto o ETNZ está trabalhando duro para encontrar seu ritmo. Fica a impressão que estão chegando lá e que o LRPP vai se arrepender de não ter conquistado um número maior de vitórias até agora.

Ao final do dia, ambos os times contabilizam 3 vitórias cada um, faltando a ambos 4 para chegar ao número mágico de 7 e assim colocar as mãos na Auld Mug, como é chamada carinhosamente, a mais antiga taça em disputa no esporte mundial.

As regatas de amanhã, que se iniciam a partir das 16h15, horário local (00h15 horário de Brasília), ainda serão velejados em ventos fracos, porém há previsão de ventos mais fortes a partir de segunda-feira.

Fortes emoções à vista!