O Empate Persiste na 36a. America’s Cup depois de 4 Regatas

O 2o. dia de competições começou com ventos bem moderados e dava toda a indicação que seria de vantagem ao time Luna Rossa Prada Pirelli (LRPP). Os fólios maiores de seu veleiro favorecem essa condição, enquanto os fólios menores e mais afilados do Emirates Team New Zealand (ETNZ) teoricamente proporciona maior velocidade e estabilidade em ventos mais fortes.

Na primeira regata do dia, a largada foi bastante equilibrada, com três alterações de liderança em sequência, que culminaram com o LRPP “apertando” o ETNZ contra Os limites da raia e assumindo a liderança. Posição que não mais deixou, aparentemente confirmando seu favoritismo em ventos fracos. Além de fracos, os ventos estavam bastante constantes em toda a raia. Dessa forma, as manobras sempre perfeitas do LRPP e a ausência de rajadas não permitiram ao skipper e ao tático do ETNZ elaborar alguma estratégia mágica para reverter a situação e evitar que passassem com 31s de atraso na linha de chegada.


Na largada da segunda regata, também com ventos fracos, foi a vez do ETNZ, que entrou primeiro na área da largada, apertar o LRPP contra a boia de boreste e tomar a dianteira. Spithill e Bruni decidiram sair do ar sujo deixado pelo ETNZ e cambaram, sem que Burling decidisse marcar o adversário.

Ficou evidente, que sem o ar sujo gerado por um adversário, o ETNZ tem boa performance também em ventos fracos. Mas a montagem da primeira boia deixou evidente a boa estratégia do LRPP, que chegou 50m e 7 s atrás do líder.

Com vento a favor o ETNZ aumentou a distância para o LRPP, que cometeu o primeiro erro de manobras nessa America’s Cup. Em um jaibe próximo ao 2o. portal, demorou para baixar o fólio de sota, sobrecarregando o sistema hidráulico. A manobra mal executada custou ao time muito tempo e a vantagem do ETNZ não parou mais de crescer, chegando a 850m.

Após estabelecer a maior velocidade do dia, com 38,2 nós, o ETNZ cruzou a linha 1m03 à frente do LRPP, deixando o placar da final empatado em 4 a 4.

Muitas emoções à vista. Amanhã, a partir de 16h15, horário da NZ, (00h15, horário de Brasília) mais duas batalhas entre os finalistas. Não percam…