Brasil amplia número de representantes na World Sailing

Nunca antes o Brasil esteve tão representado dentro da Federação Internacional de Vela – a World Sailing.

A composição de nomes dos comitês, sub-comitês e comissões da World Sailing para o período 2021-2024 vem com uma forte presença de representantes do Brasil, algo que não acontecia tão expressivamente em períodos recentes.

Isto é significativo não só pelo número, mas principalmente pela relevância dos postos ocupados, todos eles em lugares estratégicos.

Para esse quadriênio todos os seis indicados pela CBVela foram, após análises e processos internos da World Sailing nomeados:

Ricardo Navarro: Comitês de Oficiais de Regata (como Presidente) e Jogos Regionais

Nelson Horn Ilha: Sub-Comitê de Regras de Equipamento

Juan Sienra: Comitê de Equipamentos

Ricardo Lobato: Comitê de Regras

Samuel Gonçalves: Comitê de Desenvolvimento

Walter Boddener: Comitê de Eventos e Comissão de Técnicos

Dessa forma, a CBVela se fará representar na World Sailing em 7 comitês e uma comissão.

É um número inédito na história da vela brasileira e representa um reconhecimento do mundo da vela ao trabalho desenvolvido aqui no Brasil, não só do lado esportivo, mas técnico e administrativo do esporte. 

Como presidente do Comitê de Oficiais de Regata da World Sailing, por exemplo, Ricardo Navarro terá como principais tarefas administrar todos os mais de 850 oficiais de regata ao redor do mundo, o programa de formação das sete disciplinas de oficiais e o  estabelecimento de regras e políticas para a condução de todos os eventos de vela ao redor do mundo.  

”Isto demonstra o excelente trabalho feito pela CBVela para posicionar seus representantes em postos onde possam contribuir não só para o esporte como e principalmente para marcar a importância da vela brasileira”.

”Sem dúvida uma estratégia acertada e principalmente muito bem conduzida na prática”, disse Ricardo Navarro.

A estratégia da CBVela é se aproximar da World Sailing e aumentar a participação nos processos decisórios colaborando para o crescimento da vela mundial e nacional.