Classe C30 no Circuito Rio 2020

O tradicional Circuito Rio, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, contará pela primeira vez com uma flotilha da competitiva Classe C30, sempre assídua nas competições de Ilhabela. Pelo menos quatro embarcações estão confirmadas: Caballo Loco (SP), Kaikias Via Itália (SP), Zeus (SC) e Loyalty (RS). As regatas serão disputadas de sexta (30) a segunda-feira (02) pelas classes: C30, IRC, ORC, RGS, Clássicos e Multicascos.

Estão previstas sete regatas, de percurso ou barla-sota, com largada na Baía de Guanabara e descarte do pior resultado a partir da quinta prova. Além do Zeus, com sua experiente tripulação catarinense, os outros três barcos vêm de emocionante disputa na 2ª Etapa da Copa Suzuki há um mês em Ilhabela, com vitória do Caballo Loco (10 pp) por apenas um ponto sobre Loyalty (11), e Kaikias Via Itália (12) em terceiro lugar na C30.

O comandante do Caballo Loco revela o entusiasmo das equipes com a oportunidade inédita. “Estamos todos muito empolgados. As quatro tripulações são de primeira linha, estão niveladas e muito bem preparadas. Será um prazer correr ao lado de velejadores consagrados do Rio de Janeiro. Apresentaremos a Classe C30 aos velejadores cariocas”, diz Mauro Dottori, competidor assíduo da Classe 470 nas regatas da Baía de Guanabara há 40 anos, quando estudava na Escola Naval.

O Caballo Loco terá como timoneiro o consagrado velejador de Ilhabela, Juninho de Jesus, com vários títulos nas classes Snipe e HPE 25. O Loyalty, de Alexandre Leal, contará com o campeão mundial de Laser Radial Fábio Pillar, o Cachopa, como tático. No Kaikias Via Itália, de Eduardo Mangabeira, o leme ficará sob responsabilidade de Beto de Jesus, enquanto o Zeus, de Inácio Vandresen, terá Felipe Linhares na tática da embarcação.

O comandante Leal espera que o conhecimento da raia seja um ponto favorável à equipe do Loyalty. “O Rio é praticamente nossa segunda base. A ideia é de afinar a tripulação para o Brasileiro de C30 e a última etapa da Copa Suzuki, no fim de novembro em Ilhabela. Reforçamos a equipe, mas ainda precisamos de entrosamento para competir contra favoritos como Kaikias e Caballo Loco. Vamos mostrar no Rio, a beleza e a competitividade dos barcos da C30. Em Ilhabela, mês passado, vencemos três de sete regatas”, lembra Leal.

O timoneiro do Kaikias Via Itália destaca o equilíbrio que a C30 deverá apresentar no Circuito Rio. “Esses quatro barcos vêm brigando há dois anos pelos títulos na classe. Queremos fazer um grande campeonato e preparar melhor a tripulação para a segunda etapa do Brasileiro. Faremos a apresentação oficial da classe para os cariocas que, anualmente, trazem dezenas de barcos à Semana de Vela de Ilhabela”, relata Beto de Jesus, natural da cidade do litoral norte paulista, conhecida como Capital Nacional da Vela. Após a etapa de Florianópolis, em fevereiro, Caballo Loco Lidera o Brasileiro. Kaikias é o atual campeão (2019).