The Ocean Race tem novo equipamento para medir saúde dos oceanos

A The Ocean Race em parceria com a equipe 11th Hour Racing Team apresentaram os primeiros resultados do  OceanPack.

É um dispositivo que registra dados oceânicos essenciais a bordo dos barcos.

O novo e pioneiro equipamento científico é  30% mais leve e 20% mais eficiente em termos energéticos do que a versão anterior.

Durante uma travessia transatlântica de 14 dias em agosto de 2020, o 11th Hour Racing Team usou um OceanPack e pegou amostras de água do mar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os dados de alta qualidade foram retransmitidos em tempo real!

Na última edição da The Ocean Race,  a transferência de dados foi feita na chegada ao porto.

A análise foi feita durante a travessia da França para os Estados Unidos, mais precisamente Newport, Rhode Island.

A tripulação a bordo do IMOCA 60 também implantou uma bóia Drifter em uma área-alvo onde há uma lacuna na cobertura.

Os dados de cada dispositivo desempenham um papel crucial para ajudar os cientistas a avaliar a saúde do oceano.

Dado que o oceano gera até 80% do oxigênio do mundo – ainda mais do que os “pulmões verdes” como a floresta amazônica – ele tem uma influência direta na saúde de todo o planeta.

O OceanPack registra três tipos de dados oceânicos essenciais: temperaturas da superfície do mar, um indicador importante das mudanças climáticas; níveis de salinidade, que influenciam as correntes e a circulação da água e têm impacto direto na absorção de CO2; e os níveis de CO2 dissolvido na água, que está ligado às taxas de emissão globais, além de ter um impacto potencialmente prejudicial sobre espécies como ouriços-do-mar, crustáceos e corais.

”Queremos aproveitar o sucesso incrível de nosso premiado Programa de Sustentabilidade durante a edição 2017-18, que abriu o caminho em termos de coleta de dados oceânicos offshore por um evento de vela”, disse Anne-Cécile Turner, diretora da The Ocean Race’s Sustainability.

”Tudo o que estamos fazendo sob nossa nova iniciativa Racing with Purpose, que foi desenvolvida em colaboração com a 11th Hour Racing – nosso Parceiro Fundador de Sustentabilidade, bem como o Parceiro Premier da regata – visa levar esse legado e acelerar a ação para melhorar o oceano”.