Tudo sobre o Ubatuba Sailing Festival 2020

O Ubatuba Iate Clube promove, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, a 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival, competição que vai reunir veleiros de várias classes em três dias de regatas nas águas do Litoral Norte.

Este ano, convivendo ainda com os desafios impostos pela Pandemia da Covid-19, o evento será a etapa única do Campeonato Paulista das classes IRC e RGS. 36 equipes do Santos, Guarujá, Ilhabela, Ubatuba e Rio de Janeiro já estão inscritas, inclusive os irmãos Lars Grael, duas vezes medalha de Bronze, em 1988 em Seul, na Coreia do Sul, e 1996, em Atlanta, EUA, ambos pela classe Tornado, e Torben Grael, bicampeão Olímpico na classe Star em 1996 e 2004 em Atenas, na Grécia.

Aliás, Torben Grael será homenageado, representando a tripulação do veleiro Brasil 1, único veleiro brasileiro a ter participado da Regata Ocean Race, ao redor do mundo, em 2005/2006. O Troféu do Ubatuba Sailing Festival reproduz, em escala, o já lendário veleiro brasileiro.

“Não foi fácil pensar em todos os aspectos para planejarmos um evento que, ao mesmo tempo em que fosse seguro para os participantes, mantivesse o nível técnico que faz do Ubatuba Sailing Festival referência nas competições de oceano em Ubatuba e, ainda, proporcionasse aos participantes o clima de festa e hospitalidade que sempre marca as nossas competições”, comenta Alex Calabria, diretor adjunto de vela do Ubatuba Iate Clube.

“Com as orientações da Secretaria de Saúde e Prefeitura de Ubatuba, estabelecemos um protocolo de segurança rigoroso. Por exemplo, todos os participantes terão sua temperatura medida nos dias de evento, faremos as nossas tradicionais confraternizações de uma forma nova: cada comandante vai receber diariamente um ‘kit confraternização’ com bebidas e salgados, para consumir em sua embarcação, apenas com sua equipe. Não faremos eventos festivos em terra e as cerimônias de premiação terão a presença apenas dos comandantes, ainda assim, respeitando o distanciamento social”, explica Alex.

Programação das regatas e transmissão ao vivo

O Ubatuba Sailing Festival começará no sábado, dia 5, com uma regata de percurso longo, de cerca de 30 milhas náuticas (aproximadamente 55 km). No domingo e segunda-feira, serão realizadas regatas menores, do tipo “barla-sota” (os barcos cumprem percursos a favor e contra o vento).

A novidade tecnológica deste ano é o aplicativo “RaceQs”, que permite o acompanhamento da regata quase que em tempo real, como explica o conselheiro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e comandante do veleiro Inaê 40, Bayard Neto:

“Embora não seja obrigatório, a ABVO está incentivando o uso do app RaceQs, que é muito simples. Ele é gratuito e, uma vez instalado e configurado, permite rastrear o percurso da embarcação durante a regata.

Isso é muito legal por dois motivos. Primeiro permite que familiares e amigos acompanhem a regata praticamente em tempo real na página da regata e depois, como os dados ficam gravados, as próprias equipes podem assistir a regata posteriormente, conferindo sua performance e analisando seus dados.”, explica Bayard.

As competições poderão ser acompanhadas no seguinte endereço:

https://raceqs.com/regattas/77132

Premiações serão também transmitidas ao vivo

Como mais uma medida de segurança as premiações só poderão contar com a presença dos comandantes. Tripulações e o público em geral poderão acompanhá-las ao vivo pelo canal do Youtube do Ubatuba Iate Clube:

https://www.youtube.com/channel/UCp3Of6nZuQaLvqZ3RS3Zjrg

A 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival tem apoios da North Sails, Balaio de Ideias, Tintas International, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Monaco, Farma Conde, VBros, Renew Boats, Telesmar, Secretaria de Esportes de Ubatuba, BRA-RGS, ABVO, e FEVESP.

Mais informações, fotos e vídeos podem ser encontrados em http://ubatubaiateclube.com.br/ubatubasailingfestival/

No Instagram e Facebook – @ubatubaiateclube