Guia de retorno das competições de vela no Brasil

A Equipe Técnica e de Eventos da CBVela publicou o Guia de Retorno às competições da modalidade vela.

Baixe aqui — https://bit.ly/GuiadeRetorno

Leia o início do documento

A vela é um esporte praticado ao ar livre, de forma individual ou em barcos com mais de um tripulante. Adotando-se as medidas de prevenção, cuidados individuais de proteção e diagnóstico dos tripulantes, pode-se diminuir muito os riscos e ficar em conformidade com as recomendações dos órgãos competentes.

As diretrizes informadas nesse documento seguem os documentos da OMS, Ministério da Saúde, da World Sailing (Federação Internacional de Vela) e devem seguir também os decretos Estaduais e Municipais de prevenção e em relação ao que fica permitido nas diferentes fases do retorno às atividades esportivas, especificamente na questão das competições.

Com isso, o objetivo principal desse documento é garantir o retorno às competições a Vela de forma segura e com saúde para todos os envolvidos nas atividades de regatas a Vela como atletas, técnicos, oficiais de regata, marinheiros, staff de secretaria, segurança, entre outros.

Esse documento é orgânico e dinâmico, uma vez que, após sua divulgação, novos fatos científicos podem surgir e, portanto, novas versões podem ser desenvolvidas e publicadas.

Em todo o documento, serão citadas as fontes usadas e os endereços eletrônicos a serem visitados para atualizações ou consultas. Estimula-se a visita aos sítios eletrônicos citados nesse documento, pois são de órgãos oficiais tanto do Brasil como do exterior.